Portal Caparaó - STR Manhuaçu comemora
Agronégocios

STR Manhuaçu comemora

18/09/2013

MANHUAÇU (MG) - Momentos emocionantes, partilha e muita  alegria fizeram parte da festa de comemoração dos 40 anos de existência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu. As atividades tiveram início com a celebração do culto de Ação de Graças (Igreja Presbiteriana),  Missa  (Igreja Bom Pastor).

Para celebrar a data  e homenagens, na tarde deste domingo, 15, o salão de festas da AABB ficou repleto de trabalhadores e trabalhadoras rurais  de todas as comunidades rurais.  Lá, muitos associados conheceram a verdadeira história do sindicato, que foi fundado em  16 de setembro de 1973, as dificuldades enfrentadas, ja que tudo aquilo era novidade para os trabalhadores à época.

Os anos se passaram,mudanças aconteceram e avanços foram necessários. Em 1993,  a entidade passou a enfrentar muitos obstáculos, descrédito, dificuldades para atender as neceessidades dos associados e, ainda um desvio foi descoberto. A partir daí, um grupo liderado por José Adenil Campos, Alfredo Verly, José Evangelista Ribeiro (Zoca), José de Souza (Lulinha) começou a fazer  uma trajetória para salvar a entidade, que estava prestes a fechar as portas.

Com a  ajuda da Federação dos Trabalhadores da Agricutura no Estado de Minas Gerais (FETAEMG), o grupo passou a desvendar o mistério que circundava o Sindicato e, assim acabou descobrindo que o desvio era uma veracidade. Ao tomarem a direção sindical, as coisas foram tomando forma e, de pouco a pouco,  o grupo de associados passou a trabalhar a consciência para o trabalhador sindicalizar.

Conquistas, homenagenes e os projetos

Ao completar 40 anos de existência da entidade, que conta hoje com mais de seis mil associados, sede própria, veículos e muita credibilidade, a diretoria tem razão de sobra para comemorar. Para isso, a diretoria fez convite a todas as comunidades para estarem participando do evento.

Também estiveram participando e partilhando com os trabalhadores e trabalhadores, o diretor de formação e organização da FETAEMG, Pedro Mário Ribeiro; Terezinha de Souza Trindade (Pres.Sindicato dos Trabalhadores Rurais/ Simonésia); Dep.Federal,  Pe. João; vice-prefeito, Gulivert de Oliveira; Sandra Cerqueira  Hott Nery(CMDRs); Rômulo Matozinhos (EMATER-MG); Pe. Euclides (Paróquia Bom Pastor)e Rildo Barbosa Teixeira(Gerente do B anco do Brasil).

Em sua fala, o coordenador regional da EMATER, Rômulo Matozinhos destacou a parceria solidificada com o sindicato,as conquistas, lutas, desafios. Lembrou também do PRONAF, que nos dias atuais ajuda sobremaneira os trabalhadores rurais. "Fico muito feliz em estar aqui comemorando com vocês.Conheço a luta, sei dos desejos dos associados e sei também, onde querem chegar.Por isso, a nossa parceria a cada dia fortalece mais e mais", disse Matozinhos.

O diretor da FETAEMG, Pedro Mário Ribeiro também ressaltou o esforço da diretoria, a fim de possibilitar que os associados tenham hoje a seguridade, direito, acompanhamento e a garantia de tudo aquilo que um trabalhador necessita, para não ser lesado  em seus direitos conquistados. " Os 40 anos de existência dessa entidade nos orgulha. Queremos ter o prazer para comemorarmos mais 40 anos dessa entidade, que zela pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais", ressaltou Pedro Mário Ribeiro.

O  presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu, José Adenil Campos fez um discurso emocionante ao referir sobre as dificuldades,os amigos que abraçaram o processo para transformar o sindicato numa entidade de credibilidade e,principalmente o patrimônio conseguido.

José Adenil considera que todo o esforço valeu a pena, ao ver que todos os associados se sentem à vontade, acolhidos, amparados e têm na entidade uma forte parceira para qualquer situação. "Novas conquistas estão por vir. Agora, o projeto habitação rural e credifundiário estão sendo trabalhados e, em breve teremos mais um avanço. Minha alegria é estar à frente da entidade e,em especial comemorando 40 anos de existência e 20 anos na direção da entidade, que está sempre zelando pela transparência em nossa administração", disse José Adenil Campos.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.