Portal Caparaó - Polícia apreende menor que furtou 6 mil na banca do Renato
Segurança

Polícia apreende menor que furtou 6 mil na banca do Renato

07/01/2008 - Atualizado em 09/01/2008 09h42

Ele tem quinze anos, mas o corpo de uma criança. E é justamente esse detalhe que faz com que o adolescente franzino passe por lugares inimagináveis para cometer furtos em Manhuaçu. Conhecido da polícia e figura constante em pequenos delitos na cidade, o garoto foi o primeiro suspeito quando os policiais militares viram o buraco pelo qual ele entrou na Banca do Renato, na madrugada deste domingo. Mais dois furtos praticados por ele foram identificados e quase todos os produtos recuperados. Mas ele não fazia sozinho: tinha um rapaz para ajudá-lo na venda dos materiais e uma casa para esconder tudo no centro de Manhuaçu.

Domingo pela manhã, centro de Manhuaçu, não existe hábito mais comum do que ir a banca para comprar jornais e revistas. Quando chegou para começar o dia de trabalho, o comerciante Renato Cezar Von Randow, do lado de fora, percebeu que havia algo errado. “Nós vimos que estava tudo revirado lá dentro, mas não entendíamos por onde o ladrão entrou. Todos os cadeados estavam intactos”, afirmou. Somente quando encontraram um dos vidros na parte inferior quebrado é que foram dar conta do que aconteceu. O furto foi praticado através de um buraco de 25x25 centímetros.

Acionada a Polícia Militar e a perícia, ainda permanecia a dúvida: Como alguém entrou por um espaço tão pequeno e depois saiu com dezenas de cartões de celular e de orelhão, figurinhas, dvds, moedas e canetas?

TIROCÍNIO POLICIAL

A resposta foi mais fácil para os militares de serviço na manhã deste domingo. Acostumados com o trabalho na cidade, os Cabos Ageu e Ralpho começaram a apurar os menores que teriam histórico desse tipo e logo chegaram a um adolescente de 15 anos, morador do bairro Lajinha, de corpo franzino.

Ao chegarem à casa dele, o irmão contou que o garoto não dormiu em casa e passou a ajudar os policiais a encontrá-lo.

Com base em informações sobre onde poderia estar, foram a uma casa, na esquina da Desembargador Alonso Starling com Luis Cerqueira. “Em princípio perguntamos a dona Ivanilda Maria Dias, 55 anos, se o garoto estava na residência. Ela disse que não, mas aí pedi para verificar e ela deixou. A casa estava toda escura e nós procuramos por um tempo. Quando íamos desistir, vimos que havia alguém escondido embaixo da mesa. Era o nosso suspeito”, conta Ageu.

Com a ajuda do irmão do menor, os policiais encontraram quase todos os produtos furtados na banca de revistas e ainda localizaram secadores de cabelo, chapinhas, microsystens e aparelhos de barbear elétricos.

Além do menor e da dona da casa, os policias já tinham a certeza de que o filho da mulher Thiago Maris de Laia, 20 anos, estava com os outros materiais do furto.

MAIS DOIS FURTOS

Na Banca do Renato, o furto foi calculado em cerca de seis mil reais, mas havia materiais na casa que aparentavam ser de outros furtos recentes. Enquanto apreendiam os objetos, a cabeleireira Eva Augusta Souza da Silva, 52, reconheceu dois secadores e um microsystem como sendo parte dos produtos furtados no salão dela, no dia 30 de dezembro, à rua Reverendo Antônio Godoy. Foi outro caso em que o ladrão passou por um espaço minúsculo.

Havia mais secadores e outros objetos de cabeleireiro profissional. A terceira vítima identificada foi Vilma Gerônimo dos Reis, 34 anos, do bairro Coqueiro.

Numa nova investida na casa, o delegado Getúlio Vargas de Lacerda e policiais encontraram mais cartões e mais produtos de salão. Na segunda abordagem, Thiago Martis de Laia foi preso com objetos furtados e levado para a delegacia.

Carlos Henrique Cruz - 07/01/08 - 08:09 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.