Portal Caparaó - Senar e CBH Manhuaçu promovem seminário
Agronégocios

Senar e CBH Manhuaçu promovem seminário

15/10/2013 - Atualizado em 15/10/2013 07h15

MANHUAÇU (MG) - Lideranças do setor rural e representantes ligados às questões ambientais participaram de um seminário promovido pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o CBH Manhuaçu – Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu.O tema do evento foi saneamento básico. O objetivo das lideranças das comunidades rurais é buscar meios para trabalhar a preservação ambiental, que aponta para um momento importante para o município.

A atividade aconteceu em parceria com o CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, com o propósito de discutir, de maneira ampla, o problema, multiplicar a consciência das famílias e fortalecer o trabalho preventivo em determinadas localidades.

A coordenadora do seminário, Isaura Pereira da Paixão,mobilizadora do SENAR e presidente do CBH Manhuaçu, explica que a iniciativa para realizar o evento surgiu da necessidade do próprio CMDRS, que tem aplicado sabedoria e criatividade no campo. Alunos do curso de agricultura pelo Pronatec, de Dom Correa, bem como alunos do Centro Educacional de Manhuaçu, participaram do seminário para conhecerem o Plano de Saneamento Básico e apontar as necessidades e demandas de Manhuaçu. De acordo com Isaura da Paixão, o projeto também está sendo trabalhadono Comitê da Bacia Hidrográfica será amplamente debatido na reunião que estará acontecendo no dia 23 de outubro, em Aimorés.  “Vamos discutir o assunto e ao ser licitado o Plano de Saneamento Básico para Manhuaçu a comunidade deverá participar. E, também faremos visitas em cada comunidade” – disseIsaura da Paixão.

A palestrante Tânia Duarte, que atua no CISAB – Consorcio Intermunicipal de Saneamento Básico da zona da Mata de Minas Gerais,em Viçosa, explicou como o Plano deve ser discutido, trabalhado e elaborado. Também destacou a importância da população se envolver nesse processo tão relevante para as pessoas de determinada comunidade.

O Prefeito Nailton Heringer participou do seminário e achou a atitude louvável por parte do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu e o CMDR sem ampliar a discussão sobre o Plano de Saneamento Básico.

Para Nailton Heringer, as lideranças rurais se organizando, torna-se fundamental para que a organização aconteça e todos possam olhar diferente para essa situação. “Cuidar do meio ambiente e dos resíduosnecessita de medidas eficazes. O município é grande, mas, através das discussões e a participação de toda a comunidade, muitas coisas podem acontecer” – afirma o prefeito.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.