Portal Caparaó - Hemominas promove capacitação para profissionais
Geral

Hemominas promove capacitação para profissionais

11/12/2013 - Atualizado em 11/12/2013 09h33

MANHUAÇU (MG) - A diretoria do Hemominas Manhuaçu promoveu, na manhã de sexta, 06/12, um mini-curso voltado aos médicos, enfermeiros, bioquímicos e técnicos de enfermagem que atuam em hospitais da rede assistida pela instituição.

O encontro aconteceu no anfiteatro da Câmara Municipal. A médica Luciana Cairos, especialista em imunohematologia, proferiu palestra aos participantes. Imunohematologia é o estudo dos antígenos presentes nas hemácias ou eritrócitos (células vermelhas do sangue), dos anticorpos correspondentes e de seu significado clínico. Relaciona-se à Hemoterapia ou medicina transfusional.

Para o diretor do Hemominas Manhuaçu, Jadilson Wagner Silva do Carmo, houve necessidade de capacitar estes profissionais de saúde, uma vez que o assunto ainda é de conhecimento limitado na região. “Precisamos sempre renovar o conhecimento dos profissionais que atuam na nossa saúde. Isso auxilia, por exemplo, na segurança quando formos lidar com uma bolsa de sangue, de plaquetas, etc. Neste sentido, estamos realizando este treinamento para todos aqueles que lidam diretamente com transfusão de sangue”, comentou.

HEMONÚCLEO MANHUAÇU

O Hemonúcleo Regional de Manhuaçu iniciou suas atividades em 1992. A presença da Hemominas na região garantiu a melhoria dos serviços hemoterápicos e hematológicos, melhorando a qualidade de vida dos pacientes com hemofilia edoença falciforme que contam com acompanhamento e tratamento próximo de suas residências.

A sede própria, inaugurada em 04/11/2005, possui estrutura para coletar 600 bolsas de sangue por mês e o ambulatório realiza atendimento aos pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias.

O Hemonúcleo é responsável pelo fornecimento de hemocomponentes à microrregião de Manhuaçu e entorno, o que corresponde a 12 municípios, sendo oito Agências Transfusionais e sete Assistências Hemoterápicas.

portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.