|
|
MANHUAÇU (MG) - Mais uma vez, os moradores do final da Rua Monsenhor Gonzales, Rua da Paz e transeuntes, que todos os dias usam a BR 262 para deslocarem ao trabalho assistem uma cena de verdadeiro abuso, praticado por vândalos insensatos e experientes para praticar furto de fio de energia das luminárias.
O trecho compreendido entre o final da Rua Monsenhor Gonzales até o início da cortina atirantada é usado por muitas pessoas e, com a escuridão é local para a permanência de pessoas estranhas, usuários de drogas que ficam em meio a escuridão.
Tudo indica que a ação tenha ocorrido no final de semana,ou mesmo às vésperas do feriado da virada de ano,quando, então, vândalos aproveitaram e sorrateiramente procuraram até encontrar o cano de proteção do fio. Utilizando objeto cortante e alicate profissional, colocaram em ação o plano para praticarem o furto.
Os autores levaram aproximadamente 150 metros de fio de cobre, que tem preço valioso no "mercado negro", pois existem receptadores que compram a mercadoria por um preço bem abaixo de mercado. Sem temer que fossem identificados, eles atravessaram a BR 262 e, no início da Rua da Paz-Bairro Nossa Senhora Aparecida, os autores pararam e removeram a proteção do fio furtado e dispensaram perto de um poste, em meio ao lixo colocado por moradores.
Um morador,que pediu anonimato contou à reportagem que o local está oferecendo risco e, o medo tornou-se companheiro para quem passa à noite. "Queremos que as pessoas tenham consciência e parem de depredar o patrimônio público. Enquanto eles se divertem com a ação criminosa, a gente fica na insegurança total", disse.
Os moradores estão revoltados com a situação e, agora esperam que a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras possa estudar um outro meio,que não seja o de colocar o fio de energia no chão, a fim de evitar que novamente ocorra novos furtos dos cabos de sustentação de energia das luminárias.
A reportagem seguiu uma pista e localizou os restos do material dispensado na Rua da Paz. O local onde foi deixado, demonstra que os vândalos conhecem bem e tiveram toda a tranquilidade para limpar os fios de cobre,que certamente foram vendidos para receptadores.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com