Portal Caparaó - Projeto de captação de água das chuvas
Agronégocios

Projeto de captação de água das chuvas

25/01/2014

MANHUAÇU (MG) - Desde o final de 2013, as secretarias municipais de Agricultura e Obras de Manhuaçu estão desenvolvendo obras de captação da água da chuva nas estradas rurais do município. Três regiões foram atendidas, inicialmente.

Ao longo das estradas entre os distritos de Santo Amaro e a Comunidade de Bom Jesus, de Sacramento e Palmeiras, passando por Palmeirinhas, e entre Vilanova e Manhuaçuzinho, foram construídas “cacimbas” ou “caixas secas”, para contenção de águas pluviais.

A estrada que dá acesso à APAC – Associação de Proteção Assistência aos Condenados – também recebeu esse benefício. Este tipo de projeto auxilia na conservação das estradas, diminuindo significativamente o custo da sua manutenção.

A construção destas caixas de retenção era uma solicitação frequente do CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Apenas no Córrego das Nascentes, próximo à cidade, a experiência foi feita com muito sucesso.

Para quem mora na zona rural essa ação é de grande importância, pois além de reter a água, deixando o solo mais fértil, as estradas não são danificas com tanta intensidade. Com essa medida, diminui-se o volume de água que corre pelas estradas, evitando as danosas enxurradas, que levam o saibro, criam valetas e carreiam para as partes baixas e cursos d’água muita lama e diversos outros detritos.

APOIO

A Secretaria Municipal de Obras de Manhuaçu, ao mesmo tempo em que constrói as cacimbas, tem realizado o serviço de melhoria das estradas com o patrolamento e a colocação de saibro em trechos considerados críticos.

Durante o primeiro ano de Governo, o Prefeito Nailton Heringer buscou implementar ações benéficas para as pessoas da zona rural, apoiando as ações das entidades do setor, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. Um dos benefícios foi o retorno do CCIR – Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais, um serviço que estava desativado, há anos, no município.

A comercialização dos produtos da agricultura familiar com entidades do município tem fortalecido inúmeras famílias do meio rural, dando aos produtores uma segunda opção de renda para aqueles que só dependiam do café.

Recentemente, foi anunciada pela agência da Caixa Econômica Federal de Manhuaçu a construção de dezenas de moradias rurais, por meio do programa “Construindo Casa, Autonomia e Cidadania”. A iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu tem recebido o apoio da Prefeitura com o corte dos terrenos para as edificações.

Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.