Portal Caparaó - Simpósio de Cafeicultura terá nova Rodada de Negócios
Agronégocios

Simpósio de Cafeicultura terá nova Rodada de Negócios

07/02/2014 - Atualizado em 07/02/2014 08h39
 

MANHUAÇU (MG) - Está definida uma nova edição da Rodada de Negócios da Cafeicultura das Matas de Minas durante o 18º Simpósio de Cafeicultura de Montanha, entre os dias 19 e 21 de março, no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia.

A reunião para traçar as diretrizes e elaborar a agenda da Rodada de Negócios foi realizada na sede da ACIAM e teve a presença do diretor da SCAMG Alexandre Leitão, diretor do Sicoob Credilivre Vinícius Magalhães, os representantes do Sebrae Minas Ereni Emerick, Rogério Gallupo e Sérgio Cotrim D´Alessandro e o coordenador das Rodadas de Negócio e Agendas de Relacionamento do SEBRAE Minas, Plácido Prates, com o presidente da ACIAM Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama).

No ano passado, a Rodada de Negócios gerou cerca de 17 milhões em negociações futuras entre produtores e compradores de café. Além disso, houve visitas a cooperativas de empresas interessadas, além de produtores que comercializaram cafés especiais a partir dos contatos feitos no evento.

Segundo o presidente Toninho Gama, a estrutura para este ano será melhor. “A partir da primeira rodada, decidimos melhorar as condições para os encontros. Será montada uma estrutura diferenciada e melhor que a do ano passado. Já tivemos resultados positivos e acreditamos que será excelente”, calcula.

A SCAMG vai atuar nos contatos com produtores. Sergio D´Alessandro e Alexandre Leitão apresentaram também sugestões de participação e até de venda conjunta, nos casos de produtores da mesma localidade.

“Nosso o objetivo é promover o encontro entre os produtores região com vista à geração de novos negócios e o fortalecimento das parcerias com os compradores”, explica o presidente da ACIAM, Toninho Gama.

FORMATO

Em um clima informal, os cafeicultores presentes poderão apresentar o seu café a futuros parceiros comerciais.  A exemplo do ano passado, tudo será agendado com informações sobre as empresas e os participantes. Esse catálogo é entregue para os inscritos e são marcadas reuniões entre eles. O Sebrae-MG atua nos contatos com os possíveis interessados na compra dos cafés da região.

O coordenador das Rodadas de Negócio e Agendas de Relacionamento do SEBRAE Minas, Plácido Prates, diz que a ação de 2013 foi muito bem aceita. “Foi uma Rodada de Negócios segmentada e serviu para apresentar os cafés produzidos na região. Tivemos um resultado acima do esperado. A segunda edição, junto ao Simpósio de Cafeicultura, dá visibilidade e oportunidade para gerar novos negócios”, argumenta.

Além do café, Plácido Prates explica que a rodada aumenta o networking (rede de contatos) dos produtores presentes e amplia a possibilidade de negócios: “Muitas vezes quem demanda um produto não encontra tão facilmente aquele que pode lhe atender com preço e qualidade muito melhor do que está adquirindo hoje. No ano passado, a partir de contatos aqui, tivemos novos negócios entre produtores e compradores de café. Sem dúvida, eventos como esse proporcionam esse relacionamento”.

A Rodada de Negócios será paralela ao segundo dia do evento. Durante todo o dia 20 de março, os produtores terão atividades agendadas pelo Sebrae-MG e os parceiros.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.