Portal Caparaó - Ministério Público pede interdição da Cadeia de Manhumirim
Segurança

Ministério Público pede interdição da Cadeia de Manhumirim

22/01/2008 - Atualizado em 24/01/2008 08h14

O Ministério Público de Manhumirim propôs uma ação cautelar requerendo a interdição da cadeia pública da cidade, a transferência imediata dos presos até que sejam sanadas as irregularidades detectadas e a proibição de colocar novos presos na cadeia local. A promotoria requereu, ainda, que a interdição seja mantida até que se junte aos autos o laudo do Corpo de Bombeiros liberando a utilização da unidade e os laudos de peritos da Polícia Civil aprovando as redes elétrica, hidráulica e sanitária. Após a adequação das instalações, deverá ser respeitado o limite de 30 presos.

Considerada a maior vergonha da região por causa da precariedade de suas instalações e a facilidade com que os presos fogem, a cadeia de Manhumirim se tornou o maior palco de fugas e problemas da cidade. De acordo com informações do Ministério Público, foram detectados problemas como a superlotação, péssima condição de segurança, o que facilita a fuga de presos, e cela reservada para adolescentes infratores, em desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Além disso, há o risco iminente de que aconteça um incêndio ou algum outro acidente, em razão da fiação elétrica exposta.

O promotor Samuel Saraiva Cavalcante destaca na ação que a cadeia tem atualmente 73 presos, sendo que sua capacidade é de 30, o que vem estimulando tentativas de fuga e brigas entre detentos.

RELATÓRIOS

A estrutura física do prédio é precária, o que ocasiona sérios transtornos aos detentos, que já se encontram com a saúde debilitada pelas más condições à quais estão expostos, conforme relatórios feitos pelos peritos criminais Willian de Almeida Melo e Gustavo de Carvalho Silveira, a pedido do Ministério Público.

Para o promotor Samuel Cavalcante, a manutenção dos detentos no estabelecimento prisional configura a “violação do princípio da dignidade da pessoa humana, das normas internacionais e das leis infraconstitucionais de proteção aos presos, além de representar perigo para toda a sociedade de Manhumirim”.   Assessoria de Imprensa do Ministério Público de Minas Gerais - 22/01/08 - 21:05 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.