Portal Caparaó - Livraria leva escritor ao encontro dos leitores
Entretenimento

Livraria leva escritor ao encontro dos leitores

31/03/2007 - Atualizado em 03/04/2007 10h16

A Livraria Finca Barroca inaugurou, no bairro Coqueiro, um novo canal de relacionamento com os leitores e autores na região de Manhuaçu. No último sábado, o casal Jorge e Flávia inauguraram com o escritor Bibiano Alex Rocha um bate-papo descontraído do público com autores e artistas. A iniciativa agradou os visitantes e tem tudo para tomar fôlego e conquistar o seu espaço no mercado cultural. 

A idéia dos responsáveis pela nova livraria é incentivar o hábito de leitura através do contato direto com os autores e, naturalmente, divulgar novos talentos literários. O resultado foi a grande presença de público.

O primeiro convidado foi o autor de “Nos bastidores da PM – o efeito de um ideal”, que mostra muito mais do que a face rebelde de policiais no último movimento reivindicatório promovido em Minas Gerais, a famosa greve da Polícia Militar em 1997. Bibiano Alex Rocha foi o protagonista do movimento e relatou no livro os bastidores do que aconteceu antes e nos anos após o episódio.

“Foi uma oportunidade singular para divulgarmos o livro e iniciarmos novos movimentos”, destaca o escritor. O movimento policial está completando dez anos e Bibiano considera que os ideais não podem ser esquecidos.

REFLEXÃO

O livro é dividido em duas partes essenciais. No primeiro bloco, Bibiano Alex tratou de mostrar os principais fatos históricos da região e de Minas Gerais ligados a liberdade. “A Inconfidência Mineira liderada por Tiradentes é o grande exemplo, mas temos a atitude do Coronel Serafim Tibúrcio ao tornar Manhuaçu uma república com moeda própria e independente do Brasil e a Guerrilha do Caparaó, em 1967, que se tornou conhecida como a primeira reação após o golpe de 1964”, destaca. A segunda parte é dedicada a trajetória do movimento dos praças da Polícia Militar mineira e os efeitos que isso gerou por todo o Brasil.

Para o escritor, a mensagem de cidadania e de valorização das lutas dos povos dessa região deve ser sempre lembrada. “Nós temos que resgatar o passado histórico dessa região, marcado por atitudes de homens e mulheres revolucionários”, afirmou. A idéia apresentada por Bibiano no encontro na livraria foi reunir pessoas da comunidade para defender e valorizar a região.

“Quero fomentar o passado histórico valoroso da região e acho que devemos expandir isso. Os moradores dessa região, principalmente de Manhuaçu, devem ter postura e orgulho de sermos uma cidade pólo. Eu me incluo nesse grupo e quero justamente chamar a todos para um movimento em que vamos transformar a sociedade de Manhuaçu e região para uma nova fase, de avanço cultural”, relata o escritor.

O encontro foi registrado num livro como um bate-papo literário de cunho filosófico e ideológico. “Queremos instituir uma nova revolução, mas através do conhecimento”, finalizou o autor que pretende promover novos encontros e formar um grupo expressivo com esses ideais.

Além de falar sobre seu livro, Bibiano pode expor, através de painéis, alguns documentos apresentados na obra e mostrar um pouco do documentário Caparaó – filme premiado por relatar a trajetória da guerrilha nas montanhas da divisa de Minas e Espírito Santo em 1967.

Carlos Henrique Cruz - 31/03/07 - 09:51

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.