Portal Caparaó - Vereador denuncia prefeitura e empresa por causa de transporte de idosos
Geral

Vereador denuncia prefeitura e empresa por causa de transporte de idosos

26/01/2008 - Atualizado em 27/01/2008 23h14

 

O vereador Francisco Carlos de Abreu Cabral (PSL) denunciou a Prefeitura de Carangola e a empresa de transporte coletivo da cidade, Viação Irmãos, ao Ministério Público da Comarca. Ele foi motivado pela recusa da companhia em oferecer o direito aos idosos de utilizarem o serviço gratuitamente.

De acordo com a denúncia encaminhada pelo vereador Chico Fogueteiro, a empresa de ônibus ganhou a licitação, em 2007, para explorar o serviço de transporte coletivo urbano em Carangola. No documento, ele argumenta que em 2004 foi autor com a então vereadora Márcia Campello, da Lei 3436/2004, que estendeu a gratuidade nos transportes coletivos urbanos para os idosos acima de 60 (sessenta) anos.

“No caso dos idosos com mais de 65 anos, esse direito é garantido pelo Estatuto do Idoso. Já aqueles que têm entre 60 e 64 anos, existe uma lei municipal, conforme é recomendado pelo próprio Estatuto do Idoso no artigo 39, parágrafo 3º, que garante esse direito, só que a empresa não está observando a legislação”, detalha o vereador.

CONSTRANGIMENTO

De acordo com o vereador, a Viação Irmãos não vem cumprindo o que estabelece a Lei Municipal e causa inúmeros transtornos à população. “Em certos casos até constrangimento, pois os idosos compreendidos na faixa etária entre  60 a 65 anos incompletos, são obrigados a pagarem a passagem e, muitas das vezes,  não dispondo de recursos financeiros,  são impedidos de embarcar ou em alguns casos, são levados a desembarcar”.

Contra a Prefeitura de Carangola, o vereador critica a omissão por não exigir o cumprimento da Lei.

“Trata-se de justo benefício a ser concedido para essa camada da população, que muito contribuiu para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade, estado e país e que, portanto, merece igualmente todo um reconhecimento pelos grandes serviços prestados. Espero que o Ministério Público possa intervir e fazer com que nosso idosos sejam respeitados”, afirmou.

Carlos Henrique Cruz - 26/01/08 - 11:26 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.