Portal Caparaó - Bispo Dom José Moreira Bastos morre em Três Lagoas
Geral

Bispo Dom José Moreira Bastos morre em Três Lagoas

26/04/2014 - Atualizado em 26/04/2014 07h36

Dom Moreira em audiência com o Papa Emérito Bento XVI

TRÊS LAGOAS (MG) / MANHUAÇU (MG) - Dom José Moreira Bastos Neto, bispo da Diocese de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, faleceu na tarde deste sábado, 26/04, no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, na cidade de Três Lagoas. Ele tinha 61 anos, era natural de Simonésia (MG) e foi vítima de um infarto fulminante. O corpo será velado na Catedral Sagrado Coração de Jesus em Três Lagoas. Ainda não foi confirmado oficialmente, mas existe a possibilidade de ser velado em Simonésia (MG) e depois sepultado em Manhuaçu (MG).

Em nota emitida pelo vigário geral da diocese de Caratinga, padre José Carlos de Oliveira, em nome do Bispo Dom Emanuel Messias, a diocese informou que Dom José Moreira sentiu fortes dores pela manhã deste sábado e foi levado ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, onde sofreu várias paradas cardíacas e foi submetido a uma angioplastia, vindo a falecer em decorrência de um infarto fulminante.

Ainda na nota, a diocese manifesta seu pesar: “    Unidos à todo o povo de Deus, principalmente aos amigos e familiares presentes nesta diocese e ao clero e todo rebanho da diocese de Três Lagoas, recordamos o valoroso trabalho de dom José Moreira à serviço do Reino de Deus ao longo de seus quase 35 anos de vida ordenada e manifestamos nossos sinceros sentimentos de dor e tristeza na firme esperança da ressureição”.

TRAJETÓRIA

Dom José Moreira Bastos Neto nasceu em Simonésia, em 25 de janeiro de 1953, filho do Sr. José Moreira Bastos Filho, já falecido, e da Sra. Emília de Paula Bastos, tendo como irmãos Joaquim, também já falecido, Maria de Fátima e Maria Lúcia.

Dom Moreira cursou o Ensino Fundamental em Simonésia, nas escolas Padre Miguel e São Simão. Em 1971, foi para o Seminário em Caratinga, onde cursou o 2º grau e os cursos de Filosofia e de Teologia. Na Faculdade de Caratinga (Fafic), cursou História. Em 1977, recebeu o Leitorado e, em 1977, o Acolitato, seguido do Diaconato em 1978.

Foi ordenado Padre em 28 de Outubro de 1979, pela imposição das mãos de Dom Hélio Gonçalves Heleno que, naquela data, realizava sua primeira ordenação. A primeira Missa celebrada pelo Pe. José Moreira foi na Igreja Matriz de São Lourenço, em Manhuaçu, , no dia 4 de novembro de 1979. Atuou nas paróquias de Divino, Caratinga (Seminário N. Sra. do Rosário), Tarumirim, Santo Antônio do Manhuaçu, Conceição de Ipanema, Chalé, Carangola, Faria Lemos, Entre Folhas, Santa Rita de Minas e Vilanova (distrito de Manhuaçu).

Foi representante dos presbíteros no Regional Leste II da CNBB, ecônomo do seminário, assistente da Pastoral da Juventude, assistente das Comunidades Eclesiais de Base, representante dos seminários no Regional Leste II e nacional, membro do Conselho Presbiteral e do Conselho dos Consultores.

Eleito bispo da Diocese de Três Lagoas em 7 de janeiro de 2009, teve sua sagração episcopal em 19 de abril e tomou posse em sua Catedral em 3 de maio daquele ano.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.