Portal Caparaó - Manhuaçu na luta antimanicomial
Geral

Manhuaçu na luta antimanicomial

29/05/2014 - Atualizado em 29/05/2014 13h03
 

MANHUAÇU (MG) - A semana começou de forma diferente para os assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Manhuaçu. Um evento festivo comemorou o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18/05.

O encontro teve participação da coordenadora municipal de saúde mental, Amanda Oliveira Coura, a coordenadora do CAPS AD, Lidiane Meire Kohler, e a coordenadora geral, Lia Emerich Breder, além do prefeito Nailton Heringer, Secretário Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Macilon Breder. A Banda de Música do 11º Batalhão de Polícia Militar também abrilhantou a data.

A coordenadora geral do Centro de Atenção Psicossocial, Lia Breder, lembra que, em 1998 teve início o trabalho de saúde mental no município de Manhuaçu, com noventa internações por ano. Manhuaçu atualmente tem o CAPS II e o CAPS AD e o número de internações é de 10 a 15 pacientes por ano.

Ela explica que todos convivem de forma harmoniosa, respeitam as disciplinas enquanto estão no local e, quando chega o final do dia, retornam às suas casas para a convivência com a família. "Nós oferecemos todo acompanhamento especializado para que possam conviver melhor", ressalta Lia Breder.

A quebra de paradigmas ganhou força a partir do momento em que as pessoas envolvidas nesse processo, além de instituições filantrópicas e órgãos governamentais, assumiram seu papel e saíram à luta por melhorias de vida para aqueles que apresentam algum tipo de doença mental.

SEMANA DE ATIVIDADES

As atividades foram estendidas durante toda a semana com participação da Associação dos Familiares dos Usuários do Serviço de Saúde Mental (AFAUSME). Houve exposição e venda dos trabalhos artesanais na Praça Cordovil Pinto Coelho, gincana e karaokê na quadra do SUS e show musical "você é o artista".

O trabalho do setor de saúde mental de Manhuaçu está consolidado e conseguiu demonstrar para a sociedade que internar em hospitais psiquiátricos não é a solução.

Com informações - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.