Portal Caparaó - ACIAM promove reunião e empossa André Farrath
Economia

ACIAM promove reunião e empossa André Farrath

30/05/2014 - Atualizado em 30/05/2014 14h59

MANHUAÇU (MG) - Numa reunião bastante concorrida, a Associação Comercial de Manhuaçu (ACIAM) anunciou a transmissão do cargo de presidente para o empresário e contador André Farrath. O encontro teve a presença do presidente licenciado Antônio Carlos Xavier da Gama, que deixou o cargo para assumir a Subsecretária de Estado de Agronegócios, no Governo de Minas. Prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, deputado federal Mário Heringer, deputado estadual Sebastião Costa, presidente da Câmara Maurício Júnior, Comandante do 11º BPM Tenente-coronel Santiago, o Juiz de Direito Dr. Walteir José da Silva e o 2º vice-presidente Moisés Pêsso compuseram a mesa principal.

Farrath é o vice-presidente da atual diretoria e já presidiu a ACIAM em dois mandatos, por isso encara com tranquilidade a nova fase: “Tenho a grata satisfação de assumir a presidência durante a licença do presidente Toninho Gama. Começamos hoje com uma reunião proveitosa com o anúncio de vários investimentos e projetos para alavancar o desenvolvimento da cidade”.

Segundo o presidente, a grande conquista realizada pela entidade, nos últimos anos é a criação de um clima positivo em todo setor econômico. “A ACIAM incentiva a abertura de novos negócios e o fortalecimento das empresas locais. Esse clima empreendedor permitiu a busca de melhorias consideráveis para a região, o que fez com que as coisas acontecessem quase que naturalmente”, garante André Farrath.

O dirigente também ressaltou a presença de autoridades de diversos segmentos e manifestou a demanda do setor empresarial. “Manhuaçu tem que se preocupar com o crescimento e o poder público tem uma responsabilidade muito grande nesse sentido. É preciso ter renda, emprego, mas também é necessário que o poder público garanta qualidade de vida, planejando o futuro, com áreas de expansão e infraestrutura para suportar tudo o que vem por aí”.

PROTAGONISMO

O subsecretário de agronegócios do estado de Minas Gerais, Toninho Gama, ressaltou sua satisfação pelo convite do Governador Alberto Pinto Coelho a partir da mobilização do Deputado Mário Heringer para atuar no ramo do agronegócio.

“Temos uma série de projetos na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Minha atuação é para todo o estado, mas com certeza tenho atenção especial com as demandas da cafeicultura. Vim apresentar essa atuação e reforçar a importância de estarmos acesso ao governo de Minas Gerais para defender as demandas da nossa região”, pontuou.

Toninho Gama também lembrou que sua participação é muito interessante em debates que buscam a valorização do café arábica no mercado mundial.

O presidente do PDT em Minas Gerais, Mário Heringer, também defendeu a necessidade de Manhuaçu ocupar seu lugar no cenário estadual e nacional. “Nosso trabalho é fazer que Manhuaçu assuma o protagonismo da região. A presença do Toninho Gama no Governo de Minas é um passo, mas acredito que temos que avançar muito mais. Quero trabalhar de dentro para fora, ou seja, do governo para cá e não ficarmos de pires na mão pedindo as coisas”, destaca.

Para Mário Heringer, a classe empresarial precisa participar ativamente das definições da cidade. “Eles são os motores do desenvolvimento e precisam estar integrados com o Poder Público. Não há de se pensar em crescimento regional sem a união entre a iniciativa privada e a pública”.

GESTÃO

O Prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, comemorou na reunião com empresários a conquista de sua administração. A Prefeitura de Manhuaçu foi uma das dez cidades mineiras premiadas na faixa prata no Prêmio Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais. No total, 48 municípios foram premiados.

Além de apresentar um balanço de investimentos e das dificuldades da prefeitura, Nailton Heringer explicou projetos como a substituição das calçadas do Centro (que teve recursos específicos para isso), planos de ampliação da atual sede do Paço Municipal, a implantação de redes de internet por fibra ótica interligando as estruturas do município e praças com acesso wi-fi. Ele ainda pontuou as dificuldades de recursos por conta da queda do FPM.

O destaque, no entanto, foi a gestão do município. “Nós implementamos uma série de mudanças visando modernizar, tornar mais eficiente e eficaz a gestão da prefeitura de Manhuaçu. Isso é fundamental para conseguirmos recursos e atendermos as demandas da população. A nossa administração possui uma equipe gabaritada e temos alcançado bons resultados”, reforçou.

No encerramento do evento, foi anunciada também uma proposta de um projeto para decoração da cidade no período de fim de ano, quando o movimento do comércio é maior.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.