Portal Caparaó - Chuva faz Defesa Civil intensificar vistorias
Geral

Chuva faz Defesa Civil intensificar vistorias

07/02/2008 - Atualizado em 09/02/2008 10h31

Apesar da Defesa Civil de Manhuaçu ainda não ter registrado nenhum caso grave, o órgão intensificou as vistorias no município por causa das chuvas. “Estamos fazendo ações preventivas com o objetivo de evitarmos problemas mais sérios”, informou a Coordenadora da Defesa Civil, Vininha Nacif.

Apesar do trabalho rotineiro de prevenção, A Defesa Civil considera regiões de encosta, áreas de risco antigas e margens dos rios locais que devem receber maior atenção por serem locais com predisposição a problemas. “A localização de Manhuaçu no meio de um vale formados por muitos morros e cortada ao meio por um rio é um fator a mais no período das chuvas”, afirma.

Vininha explica que essa preocupação ocorre porque as escavações irregulares em áreas de barranco são responsáveis por quase todos os casos de deslizamentos de terra. “Estamos orientando as pessoas para que evitem as escavações nesse período de chuva. Em geral, os proprietários de terrenos são orientados a fazer obras com boas bases e com proteção em encostas”, disse. A coordenadora citou como um bom exemplo a atitude de um proprietário de um terreno no bairro Santa Terezinha. Ele fez uma grande cobertura de cimento na encosta e eliminou o risco de deslizamentos de terra. O grande perigo era para as casas vizinhas.

Com as chuvas, principalmente tempestades com ventos fortes, os principais registros foram relacionados a casas e terraços destelhados. Outro problema verificado é com casas abandonadas. Até agora foram três imóveis vistoriados em que há riscos de paredes caírem e atingirem casas vizinhas e até transeuntes. A maior dificuldade é encontrar os proprietários para autorizarem a demolição.

PREVENÇÃO

Segundo Vininha, o trabalho constante da Defesa Civil ao longo de todo o ano tem ajudado bastante a evitar transtornos maiores. Em muitos casos, a equipe ligada a Secretaria de Obras orienta e até encaminha para a Associação de Engenheiros e Arquitetos (AEA) para providenciar o embargo de obras que ameacem outras residências ou apresentem perigo de desabamento. Ela explica que, em casos especiais de famílias carentes, o engenheiro da equipe da Defesa Civil pode até orientar a construção e eventuais intervenções que precisam ser realizadas.

“Este ano não estamos tendo muitos problemas em função do trabalho intenso que a Defesa Civil vem realizando na cidade”, argumenta. Vininha também ressaltou que muitas ações preventivas já contam com o apoio do Corpo de Bombeiros, um dos parceiros da comissão.

A Defesa Civil pode ser acionada através dos telefones 3332-3890 e 3332-3816.

Carlos Henrique Cruz - 12:52 - 07/02/08 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.