Portal Caparaó - AIDS: Boletim epidemiológico mostra 69 casos na região
Geral

AIDS: Boletim epidemiológico mostra 69 casos na região

11/02/2008 - Atualizado em 14/02/2008 06h11

A prevenção da AIDS está relacionada ao grau de informação que se tem da doença e a mudanças de comportamentos frente a ela. A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da coordenação Estadual de DST/Aids, divulgou o boletim epidemiológico do Estado com os dados de Aids notificados e das sífilis congênita e em gestantes. Desde o início da epidemia, até agosto de 2007, foram notificados 25.685 casos da doença em Minas, com 827 óbitos registrados no ano passado. Na microrregional de Manhuaçu, são 69 casos notificados, sendo 44 homens e 25 mulheres.

Condutas preventivas requerem ações educativas continuadas. A divulgação do boletim mostra como está o quadro no estado e ainda serve de base para ações de prevenção e conscientização.

A proporção de casos notificados entre os sexos, em 2006, foi de 1.8 homens para 1.0 mulheres, mostrando a tendência atual da epidemia de crescimento entre o sexo feminino, o que representa uma das preocupações do Estado. “O número de mulheres com o vírus aumenta a cada ano, diminuindo a proporção entre os sexos. Podemos observar que, entre jovens e adolescentes de 13 a 29 anos, já é maior o percentual de casos em mulheres se comparado aos homens”, destacou a coordenadora Estadual de DST/Aids da SES, Rachel Baccarini.

INTERIOR

Apesar das grandes cidades concentrarem o maior número de casos, como Belo Horizonte, que atualmente registra 7.382 e Juiz de Fora, com 2.079, observa-se a tendência de interiorização da Aids, com mais municípios a cada ano tendo registros. Em 2004, foram 586 municípios. Hoje, 649 já apresentaram registros de casos.

“A preocupação é ainda maior quando se trata de Minas. Temos 853 municípios e um Estado com grande malha rodoviária. Sendo assim, tais fatores contribuem para que o vírus chegue nas mais distantes localidades”, esclareceu a coordenadora Estadual de DST/Aids da SES.

Os números mostram na porção Leste e Zona da Mata, as microrregionais de Ipatinga com 376 casos e Governador Valadares com 516. As duas cidades aparecem como a 12ª e 8ª colocadas, respectivamente, em número de notificações.

A micrroregional de Manhuaçu soma 69 casos, enquanto Carangola reúne 56 e Caratinga 96. Coronel Fabriciano tem 174 registros, Cataguases / Leopoldina somam 183, Muriaé 170 e Ponte Nova 105.

“É importante nos mantermos alertas em relação à Aids. Sem dúvida, houve um avanço nos tratamentos contra a doença, mas não podemos baixar a guarda, pois a epidemia continua fazendo vítimas em todo mundo”, alertou Rachel Baccarini.

A taxa de incidência média é de 12,3 por 100 mil habitantes. Minas Gerais está em 4º lugar em número de notificações, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. “A cada ano, surgem cerca de 1.200 casos novos, o que nos faz perceber que é preciso dar continuidade às ações de prevenção”, destacou.

SÍFILIS EM MINAS

Segundo dados recentes do Ministério da Saúde (MS), dos casos notificados em 2005, 78% foram descobertos entre mães que realizaram pré-natal. Destas, 56% tiveram o diagnóstico de sífilis durante a gravidez e apenas 13,3% tiveram os seus parceiros tratados. Em Minas, de janeiro a outubro de 2007, foram notificados 149 casos de sífilis entre gestantes, em 44 microrregiões do Estado, com maior proporção em Belo Horizonte, com 20 casos, seguido por Contagem, 13, Betim, 10 e Varginha, com 8 casos notificados. A micrroregião de Manhuaçu notificou um caso apenas.

Carlos Henrique Cruz - 12/02/08 - 00:08 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.