|
|
|
REDUTO E ABRE CAMPO (MG) - O Corpo de Bombeiros de Manhuaçu atendeu duas ocorrências de incêndio nesta segunda-feira, 08/09. Em Jaguaraí (distrito de Reduto) e em Abre Campo, as chamas consumiram as duas casas.
Uma família residente no distrito de Jaguaraí vivenciou momentos de aflição na tarde desta segunda-feira. O incêndio consumiu a residência em que eles moravam. Todos os móveis, roupas, documentos e objetos pessoais foram destruídos.
Segundo o lavrador João Batista Gomes de Campos, estava do lado de fora da casa, enquanto uma das filhas realizava a faxina. “Ela saiu correndo gritando que ouviu um estouro dentro de casa. Olhei e vi fumaça saindo do telhado. Corri, desliguei a energia da casa, mas mesmo assim o fogo se alastrou rapidamente”, conta.
Os vizinhos viram a fumaça e correram para ajudar. Eles conseguiram tirar poucas coisas de dentro da casa.
Poucos minutos depois do início do incêndio, o telhado desmoronou, consumindo móveis, roupas e documentos.
A Polícia Militar de Reduto foi acionada e comunicou ao Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, que se dirigiu para o local com um caminhão auto bomba e uma Unidade de Apoio Avançado.
“Chegamos ao local e as chamas já haviam tomado conta de toda a casa. O telhado já havia caído. Realizamos o rescaldo da casa. Por medidas de segurança, isolamos a área, pois a estrutura da casa ficou comprometida”, explicou o Sargento Gilberto, do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu.
A esposa do lavrador entrou em desespero ao chegar e ver que a casa havia sido destruída.
João Batista fez um apelo a quem puder ajudar, que entre em contato com a Polícia Militar de Reduto. “Perdemos tudo, temos que recomeçar do zero, por isso fazemos um pedido a quem nos ajudar, estaremos imensamente agradecidos”, finalizou.
FILHO PÔS FOGO NA CASA
Em Abre Campo, a causa do incêndio foi outra, mas o prejuízo também foi imenso. O rapaz de 33 anos ateou fogo na própria casa, onde moravam o irmão e o pai dele, de 81 anos.
Um caminhão pipa da Prefeitura Municipal foi chamado para controlar as chamas até a chegada dos Bombeiros.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, quando chegaram o fogo já havia sido controlado. Fizeram apenas o rescaldo. “A maior parte do telhado colonial e o escoramento de madeira haviam desabado. Todos os cômodos haviam sido atingidos pelas chamas e ainda havia risco de desabamento da estrutura de alvenaria e a parte restante do telhado”, destacou um dos bombeiros.
Foram queimados diversos documentos, livros e outros papeis, uma tv tela plana, estante, cama de solteiro, guarda roupas, mesa com quatro cadeiras, mesa de madeira, geladeira, armário de parede, sofá, roupas e outros objetos eletrônicos.
O autor do incêndio foi conduzido preso para a delegacia em Abre Campo.
Jailton Pereira / Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com