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Lançamento da Marca Café das Matas de Minas é hoje

11/09/2014 - Atualizado em 11/09/2014 09h33

MANHUAÇU (MG) - Acontece hoje o evento de apresentação da marca do Café Matas de Minas. A iniciativa é desencadeada entre SEBRAE e INAES e tem o objetivo de posicionar a região como um pólo produtor e exportador de cafés de alta qualidade, gerar desenvolvimento e criar diferenciação relevante para o território e seus produtos por meio da definição de uma estratégia e fixação de uma marca única para a produção local.

O projeto foi apresentado em agosto pela empresa Be Consult, contratada para definição de estratégias e posicionamento do Cafés Mata de Minas no mercado.

De acordo com Paulo Vish, da Be Consult, foram retratadas no projeto as três ondas do café, a primeira como commodity, em que os compradores buscam preço. A segunda, em que os consumidores buscam preço e qualidade, em se tratando de sabor. “Já a terceira onda, que é o que está acontecendo hoje no mundo, entende o café como um estilo de vida. É nesse segmento que existe a possibilidade de criar novas demandas e posicionar a região das Matas de Minas”.

Paulo explica que esse novo consumidor valoriza as origens do grão, quer saber a história por trás do café, onde foi produzido, quem produziu e como produziu. “No estudo, verifica-se uma evolução do consumidor, ou seja, aquele que antes valorizava marcas de confiança, produtos de qualidade, mas apenas relacionados ao sabor e paladar e o custo-benefício. Surge um novo consumidor, que busca algo maior que qualidade, visa o original, o autêntico e por isso, ele quer saber a origem singular daquele café”.

O consultor citou como exemplo, um estabelecimento de Londres, em que ao pedir determinado café, o consumidor escolhe a origem, de qual país e tipo de grão deseja, o funcionário pesa o grão, moí na frente do cliente e prepara tudo de forma bem artesanal.

“Cada lote da mercadoria tem uma história por trás, como as características geográficas de onde foi produzido, altitude, etc. Além disso, o consumidor valoriza o artesanal, ou seja, vão buscar uma oposição ao expresso, novas formas de extração do café, onde tudo pode ser mais exclusivo e feito na hora. Nessa nova onda, formas antigas de extração serão resgatadas”.

Outra característica dessa terceira onda está no comércio direto, ou seja, o consumidor busca conhecer o produtor e fazer negócio diretamente com ele. Segundo Paulo, mesmo o comércio sendo direto, ainda há a necessidade de um intermediário, que no caso são as cooperativas. “O consumidor quer comprar direto do produtor, mas ele precisa de uma segurança e esse intermediário é que vai agregar isso”.
 
Com base nesse novo perfil de consumidor, a marca Cafés Matas de Minas irá trabalhar com o conceito que será o pilar de todo o projeto. A expressão ‘Naturalmente Artesanal’ será o ponto chave explorado pelo Cafés Mata de Minas e representa algo que é comum de produtores de café da região, essa forma artesanal de produção de café, em que há um contato e integração entre ser humano e natureza.

Para o presidente do conselho do Cafés Mata de Minas, Fernando Cerqueira, o conceito utilizado para o posicionamento da marca está muito bom e o foco do produtor daqui para frente será sempre a qualidade do produto. “Precisamos nos estruturar enquanto organização para levarmos o projeto adiante. O conceito de comunicação é ótimo, repassa bem a marca, mas nós produtores temos que atentar para a qualidade do que será produzido, pois se a história do café for linda e o produto ruim, não adianta ninguém vai comprar”.

O PROJETO

Quando se fala de Matas de Minas, se fala de uma área contínua de produção de café, na qual pertencem 73 municípios, situada numa região de mata atlântica no leste do Estado de Minas Gerais.

De acordo com Paulo Vish, a apresentação visual da marca foi a terceira etapa do projeto e apenas o início de algo muito grande e trabalhoso. “Na primeira fase, fizemos uma imersão no que está acontecendo no mundo do café e, depois, o que está acontecendo dento da região. Estudamos o perfil do público, o comportamento desse consumidor e entendemos as oportunidades. Já na segunda fase, criamos uma plataforma e estratégia para o posicionamento da região no mercado e visualizamos ações que vão trazer vida a essa estratégia. Agora temos a apresentação visual dessa estratégia”, detalhou.

Segundo Josi, uma das produtoras de café da região, a apresentação da identidade visual é muito importante para que os produtores não só a conheçam, como sejam porta vozes e divulgadores da marca.

Com a apresentação da identidade visual e o final dessa terceira fase, o próximo passo do projeto do Cafés Matas de Minas é o lançamento da marca, previsto para o dia 11 de setembro deste ano.

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