Portal Caparaó - Manhuaçu capacita 110 agentes comunitários de saúde
Geral

Manhuaçu capacita 110 agentes comunitários de saúde

26/02/2008 - Atualizado em 28/02/2008 15h48
Um atendimento cada vez melhor para a população. Esta tem sido a principal meta da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu. Para isso, são feitos investimentos nos profissionais que estão em contato direto com os usuários do Programa Saúde da Família, instalado nos bairros e distritos do município.

110 agentes capacitados

Durante cerca de 4 meses, 110 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Manhuaçu e Reduto participaram do primeiro módulo do curso de formação dedicado a estes profissionais. As aulas aconteceram no salão do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), numa promoção do Ministério da Saúde com as participações diretas da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais e Secretarias Municipais de Saúde de Manhuaçu e Reduto. O curso é composto de três módulos e, após a conclusão, garante certificação técnica aos participantes.

Formação

A conclusão do primeiro módulo foi comemorada com um grande evento no Salão de Convenções do Colégio Tiradentes, na quarta-feira (20). As turmas de ACS divididas em 3 grupos apresentaram peças teatrais com reflexões sobre o atendimento básico à saúde.  Participaram familiares, amigos, Conselheiros de Saúde de Manhuaçu e Reduto, funcionários do SUS, coordenadores dos PSF’s, Secretários Municipais da Prefeitura de Manhuaçu, etc. Também compareceu o vereador Paulo Altino.

Na abertura do evento o Secretário de Saúde, Dr. Rogério Ferreira, saudou a todos valorizando a participação ativa de cada ACS no curso, reforçando que a meta da Secretaria e da Administração Municipal continuará sendo sempre esta: Capacitar os profissionais como forma de garantir um atendimento digno, humano e profissional à população.

A coordenadora do Programa Saúde da Família em Manhuaçu, Mônica Abib Lima Miranda agradeceu a todos, reiterando a importância de todos que participaram da organização e execução das atividades realizadas no CAPS, bem como, a dedicação dos ACS.

Júlio Caetano Dias, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu (CMS), enfatizou a importância da atenção básica em saúde, lembrando que esta tem sido uma das principais bandeiras do CMS.

Os formandos

Os 110 ACS formados fazem parte dos seguintes PSF’s: Lajinha, Dom Corrêa, Matinha, São Pedro, Ponte do Silva, Santa Luzia, Reduto, São Vicente, Vila Nova, Santana, Engenho da Serra, Nossa Senhora Aparecida, Petrina, PACS – Realeza, Bom Jardim, Sacramento, Ponte da Aldeia e Santo Amaro. Além dos integrantes do PSF de Reduto.

Luiz Nascimento - 26/02/08 - 13:52 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.