Portal Caparaó - Conselheiros de Saúde discutem melhorias para atendimento à população
Geral

Conselheiros de Saúde discutem melhorias para atendimento à população

28/02/2008 - Atualizado em 24/07/2008 23h54

O Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu,  esteve reunido ordinariamente no auditório da Secretaria de Saúde. Mais uma vez os Conselheiros debateram as formas de tornar a saúde pública melhor para os usuários do Sistema Único de Saúde.

Foi apresentada aos conselheiros a proposta do Plano de Investimentos Microrregional de Vigilância em Saúde. Como foi aprovada pelo CMS, segue-se o trâmite legal e posteriormente, será encaminhada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas para liberação de recursos a serem aplicados na aquisição de equipamentos utilizados na promoção e educação em saúde na Microrregião de Manhuaçu, composta de 24 municípios, dos quais, 18 estão aptos a participarem. Os valores serão repassados a cada município tendo como base o número de habitantes, seguindo os dados do IBGE/Datasus, de 2006. A responsabilidade de aplicação dos recursos, quando liberados, é dos municípios, que terão dois anos para o cumprimento das metas estabelecidas.

Metas

Foram apresentadas pela Diretoria de Vigilância em Saúde de Manhuaçu como metas o combate à Dengue, ataques de animais peçonhentos, raiva, Lashimaniose, investimentos na detecção de novos casos de Hanseníase, doenças diarréicas em crianças até cinco anos de idade e aumento da cobertura vacinal de rotina. 

Saúde da Família

O Anti-projeto de implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), do Ministério da Saúde, também foi pauta da reunião do CMS. O NASF tem como objetivo apoiar o Programa Saúde da Família (PSF). De acordo com a portaria 154/2008 do Ministério da Saúde, o NASF contará com a atuação de profissionais de nível superior, dando um suporte aos profissionais que já atuam nos PSF’s. Com o implantação do NASF, as unidades passam a ser assistidas também por Assistente Social, Psicólogo, Professor de Educação Física, Nutricionista, Farmacêutico, Fisioterapeuta e Fonoaudiólogo. De acordo com a Portaria do MS, cada NASF poderá acompanhar 8 equipes de PSF. O Anti-projeto foi aprovado pelos conselheiros.

Regimento Interno

O primeiro tema apresentado à plenária foi a proposta de estudos de mudanças no Regimento Interno do CMS. Algumas sugestões foram apresentadas e na reunião do mês de março, estas e outras trazidas pelos conselheiros serão conhecidas e debatidas. Uma outra discussão agendada para a reunião do mês de março, tratará da possibilidade de antecipação ou não da Plenária Municipal de Saúde, prevista para ser realizada em dezembro deste ano.

Cirurgias eletivas

Uma das reivindicações constantes tem sido o atraso na realização das cirurgias eletivas (aquelas que podem ser programadas). Os conselheiros tomaram ciência que a Secretaria de Saúde trabalha para programar um mutirão que irá desafogar o número de cirurgias que precisam ser feitas. Nessa primeira parte da reunião foi apresentada a denúncia quanto ao atendimento no Pronto Atendimento. Como de costume, a reclamação será encaminhada à administração para averiguação.

Outros assuntos

Os conselheiros discutiram a estrutura para a formação do Conselho de Unidade de Saúde (COUS), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A Comissão de Finanças respondeu os questionamentos feitos sobre o aumento de gastos com exames laboratoriais e divulgações e publicidades.  Foi apresentado o resultado do trabalho da Comissão de Fiscalização realizado no PSF de Dom Corrêa, onde houve reclamação sobre o horário do atendimento médico naquela unidade.

Também foram apreciadas os seguintes assuntos: Cessão de berços em regime de comodato para a creche do bairro Santa Luzia. Reclamações quanto a marcação de consultas e entrega de resultados de exames no PSF da Matinha. Necessidade de melhoria no atendimento por parte de determinados agentes de saúde, na distribuição de medicamentos, sendo sugerida a formação de uma comissão para acompanhar esse processo. Estudo sobre mudança do PSF do bairro Santana, pois a atual sede está em local inadequado, inclusive com riscos de inundação. Necessidade de se conseguir esteiras para auxiliar no projeto de caminhada orientada que acontece no bairro Petrina. Urgência no início do atendimento do Centro Especializado em Odontologia (CEO).

Participaram da reunião dois representantes da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores. Gedival Breder e Dângelo Labanca, apresentaram suas preocupações com a saúde pública. Um dos questionamentos é o alto índice de casos de câncer no município. Foi proposta uma discussão mais ampla do assunto, posteriormente.

Luiz Nascimento - 28/02/08 - 15:28 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.