Portal Caparaó - Paróquia do Bom Pastor constrói Centro Pastoral
Geral

Paróquia do Bom Pastor constrói Centro Pastoral

05/04/2007 - Atualizado em 10/04/2007 07h33

 

A Paróquia do Bom Pastor trabalha pelas obras do Centro Pastoral Comunitário (CPC), na região do bairro Matinha. Já são cinco anos de ações geradas a partir de recursos da comunidade, através da arrecadação com festas, campanhas e eventos religiosos. O grande envolvimento da comunidade paroquial é o maior destaque da obra.

De acordo com pároco, Padre Auricélio, o Centro Pastoral será de muita valia para o desenvolvimento dos trabalhos da comunidade, uma vez que passará a sediar aulas de catequese, cursos diversos, como o de noivos, de batismo, bíblicos, palestras que freqüentemente são promovidas pela comunidade, além das reuniões.

O sonho começou com o empenho do pároco anterior, Padre Pascifal, que trabalhou arduamente junto à comunidade para adquirir o terreno. Ao longo desse tempo, diversas campanhas foram realizadas demonstrando sempre a importância da obra para população.

Padre Auricélio ressaltou os esforços empreendidos na condução dos trabalhos para a realização da obra. A história da obra, desde quando o local era apenas um projeto, passando pelo início da construção e pelas diversas fases da obra, mostram que a iniciativa da comunidade mudou a paisagem do local, ao longo destes 5 anos de trabalho.

Algumas campanhas já se tornaram tradição na cidade, como a Festa Junina, realizada anualmente pela Igreja, envolvendo a participação de centenas de pessoas que doam tempo e muita disposição para atender aos participantes. Outro marco é o churrasco Bom Pastor.

De acordo com o sacerdote, o espaço não atenderá apenas projetos da Igreja, mas toda sociedade local e regional que necessita de uma área especializada para realização de eventos. “Manhuaçu é uma referência na região. Todos os grandes trabalhos como encontros culturais, encontros de cafeicultores e diversos outros acabam sendo realizados na cidade. Com a construção do espaço, esses eventos podem ser desenvolvidos nele”, comenta.

Toda arquitetura do local foi programada para que o espaço não deixe a desejar depois de concluído. O Centro Pastoral Comunitário terá amplas salas, dormitórios, salão nobre de eventos para quinhentas pessoas, cozinha, refeitório. Além de diversas outras áreas que irão proporcionar aos usuários conforto e tranqüilidade em encontros e reuniões.

As obras estão concentradas nas atividades de acabamento. “Estamos empenhados em terminar a obra que vem beneficiar toda nossa cidade e região” afirma contente o padre Auricélio.

Ele argumenta que as contribuições nessa fase são de extrema importância para o término do projeto

O Centro Comunitário ainda não tem data para ser inaugurado, mas espera-se que até o final desse semestre o projeto esteja em funcionamento.

TRANSPARÊNCIA

Transparência nas ações. Talvez essa seja a característica mais marcante do Centro Pastoral Comunitário do Bom Pastor. Os valores são detalhados em centavos, o que revela o cuidado com que todos os recursos são tratados.

De acordo com o padre, o objetivo de levar essa informação aos colaboradores do projeto é mostrar transparência financeira, indicando em quê e de que forma os recursos foram aplicados.

O CPC nasceu com o objetivo de concentrar a atividade social da Paróquia do Bom Pastor. Os trabalhos do centro comunitário estarão divididos em frentes de atuação com focos em projetos educacionais, de geração de renda e de melhoria da qualidade de vida da população.

Padre Auricélio convida a comunidade a conhecer e apoiar o projeto: “As portas do centro comunitário estão sempre abertas à comunidade interessada em participar dessa iniciativa”.

Leonardo Medeiros -05/04/07 - 18:52

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.