Portal Caparaó - AMA promove Expedição à Pedra Dourada
Agronégocios

AMA promove Expedição à Pedra Dourada

01/03/2008 - Atualizado em 03/03/2008 22h40

Membros da Associação dos Amigos do Meio Ambiente (AMA) interessados na preservação das belezas naturais da região subiram até o cume da Pedra Dourada para um diagnóstico ambiental. A expedição realizada no dia 16 foi coordenada pelo Presidente Eduardo Bazem e pelos diretores Paulo Roberto Breder, Hudson Oliveira e Jaime Rodrigues Ferreira.

O pico da Pedra Dourada, com 1.810m de altitude, localiza-se no município de Luisburgo e tem ao seu redor uma diversidade de árvores, flores e animais. É um atrativo ideal também para caminhada ecológica e passeios em meio a exuberante beleza contemplativa. Do alto, é possível avistar toda a região.

“Foi um dia extremamente proveitoso e pudemos catalogar várias espécies de pássaros, primatas e mamíferos e da flora”, ressaltou Eduardo Bazem. Para ele, a integração e o respeito do ser humano com a Natureza e a valorização do Turismo Sustentável em Luisburgo são os grandes pontos de destaque da expedição.

Veja galeria de fotos com as imagens da flora e da região da Pedra Dourada. Clique aqui.

O grupo também pôde detectar os problemas ambientais existentes região e buscar a melhor maneira para resolvê-los. “Uma expedição serve para mostrar as belezas da montanha, quais são os problemas existentes na região e qual o melhor diagnóstico para resolvê-los”, afirma Eduardo.

NASCENTE DO RIO MANHUAÇU

Apesar das escolas sempre ensinarem que a nascente do Rio Manhuaçu é em São João do Manhuaçu, para o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) a nascente a ser considerada é a localizada na Pedra Dourada, em Luisburgo.

O IGAM já demonstrou que o rio Manhuaçu é o sexto mais extenso do Estado (na faixa de 300 quilômetros) com 333,3 quilômetros. “O outro fator para definir a nascente é a altitude. No caso, na Pedra Dourada a nascente é formada no ponto culminante do pico, o local mais alto da região. Com isso, a nascente que é considerada para fins de medição é a que está mais distante e no ponto mais alto”, defende Bazém.

O ambientalista explica que tradicionalmente o ponto de referência é em São João do Manhuaçu, até mesmo porque o rio nasce com o nome de Manhuaçu naquela comunidade, mas com base nos critérios técnicos é a Pedra Dourada que ganha. Na realidade, as águas de Luisburgo formam o ribeirão São Luis até o encontro com o rio Manhuaçu na Ponte da Aldeia.

Carlos Henrique Cruz - 01/03/08 - 11:09 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.