Portal Caparaó - Terminou o período da piracema
Agronégocios

Terminou o período da piracema

01/03/2008 - Atualizado em 03/03/2008 08h05

Terminou mais um período da piracema, época em que os peixes sobem corredeiras para fazer a desova. A restrição de pesca teve início no dia 1º de novembro de 2007 e foi encerrada quinta-feira. Durante os quatro meses, a vigilância de policiais militares do meio ambiente foi intensificada em todo o estado, sendo realizados patrulhamento aquático em rios, lagos e blitz em rodovias e estradas vicinais, tudo com o objetivo de preservar os organismos vivos da fauna e flora aquáticas, além de oferecer informações e segurança ao cidadão.

Mesmo com o fim da piracema, várias regras estão em vigor. A pesca continua proibida nas lagoas marginais, a menos de 200m de desembocaduras de rios, lagoas, barragens de reservatórios de hidrelétricas, cachoeiras e corredeiras. É proibido pescar quantidades superiores às permitidas, com tamanho inferior ao mínimo aceitável (a tabela pode ser consultada no site do Instituto Estadual de Florestas), usando aparelhos, petrechos, técnicas e métodos não permitidos (pindas, fisgas, redes, tarrafas e outros) e sem portar a licença de pesca do Ibama e do IEF.

A pesca amadora em rios e lagos nas modalidades embarcada e desembarcada, usando linha de mão, caniço, vara com molinete ou carretilha, com o uso de iscas naturais e artificiais é permitida, assim como a cota de 10kg mais um exemplar por pescador amador.

A licença para a pesca amadora é concedida através do preenchimento de formulário com os dados pessoais do interessado, disponíveis no site do IEF. Os valores para a licença são R$ 45,38, para pesca embarcada e R$ 21,39 para pesca desembarcada. 

01/03/08 - 11:16 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.