Portal Caparaó - Secretário participa de Congresso de Café
Agronégocios

Secretário participa de Congresso de Café

19/11/2014

MANHUAÇU (MG) - Com marca registrada e conquistas alcançadas nas pesquisas cafeeiras, o tradicional Congresso Brasileiro de Pesquisas foi realizado no final de outubro, na cidade de Serra Negra- S.P. Para celebrar a 40a edição, o encontro reuniu pesquisadores, empresas, institutos e universidades para discutir avanços no setor cafeeiro e, a melhor forma para superar desafios do tempo e carência de recursos.

A organização do congresso preparou uma edição histórica, tendo a temática principal os 40 anos de tecnologias para o café ter melhorias, dando continuidade ao trabalho de reunir e ainda divulgar os últimos resultados das pesquisas cafeeiras. Cerca de 10 mil trabalhos de pesquisa foram difundidos, com debates e conclusões úteis para a melhoria da cafeicultura brasileira.

Realizado pelo PROCAFÉ, com apoio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, universidades, empresas de pesquisas, Sebrae-MG, Senai - MG, CNA, CNC, ABICS, ABIC CECAFÉ, Empresas de Insumo e Maquinários, o Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras é uma referência para as discussões, bem como a ampliação de ideias para se trabalhar uma política sólida para a cafeicultura.

Para os participantes do congresso, os técnicos-pesquisadores das mais variadas Instituições do País, de empresas, Institutos e Universidades apresentaram suas experiências, bem como a liderança de produtores, integrando a apresentação e a difusão das novas tecnologias.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura de Manhuaçu, Sandro Tavares, as palestras tiveram como foco principal a conjuntura cafeeira, sessões de apresentações de trabalhos de pesquisa, com exposição oral de 105 trabalhos, mais 3 seminários, nos quais atuaram na coordenação e palestras, 9 técnicos renomados. “Os seminários versaram sobre problemas e soluções para a cafeicultura de montanha, equilíbrio na nutrição de cafeeiros e irrigação suplementar em cafezais. No encerramento, que aconteceu no dia 31 de outubro houve um dia de campo na fazenda Boa Esperança”, explica o agrônomo Sandro Tavares.

Ao retornar à Manhuaçu, Sandro Tavares disse que o otimismo é crescente junto aos cafeicultores que estão unidos, acompanhando a tecnologia, aplicando nas lavouras e “brigando” para que as autoridades do setor passem a enxergar com bons olhos a cafeicultura. Tavares ressalta ainda que, o 400 Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras serviu para o fortalecimento do trabalho, incentivo aos produtores para acreditarem na conquista de mercado e uma venda compensatória do produto.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.