Portal Caparaó - Feliz Páscoa! Cristo Ressucitou!
Geral

Feliz Páscoa! Cristo Ressucitou!

06/04/2007 - Atualizado em 10/04/2007 07h31

Os católicos participaram de orações e celebrações especiais em todo o mundo neste período do Tríduo Pascal. Neste domingo de Páscoa, o momento é de celebrar o retorno de Jesus à vida. Em Manhuaçu, todas as atividades tiveram participação maciça da comunidade. A cena do calvário, nesta sexta-feira, despertava os cristão para a importância de se refletir sobre seus atos.

As cerimônias da Semana Santa emocionam os moradores. Na quarta-feira, a procissão do encontro terminou em frente a Igreja Matriz de São Lourenço com momentos de reflexão e muita emoção. Na quinta-feira, aconteceu a cerimônia do Lava-Pés nas comunidades pertencentes às paróquias de São Lourenço e Bom Pastor. É uma lembrança do que, segundo a fé cristã, Jesus fez na véspera de sua morte, em um exemplo de humildade.

CALVÁRIO DE MARIA

Nesta sexta-feira, o calvário de Maria, mãe de Jesus, também foi lembrado pelos fiéis. Durante a madrugada, os católicos se levantaram e, ainda no escuro, se reuniram em suas comunidades para participar da Via Sacra.

A multidão seguiu rezando e cantando. Ao longo dos trajetos preparados em cada bairro, há 14 estações que representam o caminho de Jesus. Em cada ponto, uma cruz relembra os passos de Cristo até o calvário. Muitos acompanharam a procissão sem sapatos – o sacrifício é para cumprir promessas.

Tanto na matriz de São Lourenço como na do Bom Pastor e em comunidades como Santa Luzia e São João Batista (Reduto) seguiu-se a liturgia em que os padres lêem o relato da Paixão e oferecem a cruz para veneração dos fiéis às 15h, horário em que Cristo morreu. A cruz não representa o sofrimento, mas sim uma imagem de salvação para os cristãos.

À noite, o Descendimento da Cruz, encenado em frente à Igreja Matriz de São Lourenço. Em seguida, uma multidão participou da procissão do enterro.

ENCENAÇÃO

A apresentação da Paixão de Cristo também é tradição em muitos municípios. Um dos espetáculos mais famosos do país é a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Pernambuco. Na região, a apresentação em Reduto e em São João do Manhuaçu ganhou ares de espetáculo com o empenho dos fiéis em representar os últimos momentos de Jesus.

Carlos Henrique Cruz - 21:48 - 06/04/07 

 

O SIGNIFICADO DO TRÍDUO PASCAL

 

A Quaresma, os 40 dias de preparação dos cristãos para a celebração da Páscoa, terminou na quinta-feira. Durante esse período, a Igreja convocou os cristãos a olharem para dentro de si mesmos, a orarem mais e a refletirem sobre seus erros e atos.

Desde quinta-feira, os fiéis entraram em nova preparação, o Tríduo Pascal. O nome identifica os três dias que antecedem o Domingo de Páscoa e recordam a história de Jesus entre a Última Ceia e a Ressurreição. Saiba mais sobre as celebrações:

Quinta-Feira Santa

Dia em que se comemora a Última Ceia, que foi realizada antes de Jesus ser entregue aos romanos por Judas. Nela, Jesus oferece a Deus-Pai o seu Corpo e Sangue sob a forma do pão e do vinho. Nesse dia ocorre também a cerimônia do Lava-Pés, que lembra o gesto de Jesus ao lavar os pés dos apóstolos em sinal de humildade e serviço.

Sexta-Feira da Paixão

Dia que relembra a Paixão e a Morte de Jesus. Na sexta-feira, não há missa em nenhum lugar do mundo, mas a Igreja oferece uma liturgia em que os padres lêem o relato da Paixão e oferecem a cruz para veneração dos fiéis às 15h, horário em que Cristo morreu. Ela não representa o sofrimento, mas sim uma imagem de salvação para os cristãos. Neste dia, os cristãos não comem carne vermelha, em sinal de respeito ao corpo de Cristo. Em várias paróquias, é realizada a encenação da Paixão, Morte e Ressureição de Cristo. Os fiéis também participam de procissões.

Sábado de Aleluia

Também não há missas neste dia e os cristãos esperam pela madrugada de sábado para domingo, em que se celebra a Ressurreição de Jesus. O sábado é um dia de introspecção, oração e reflexão. Na noite do sábado, começa a Missa da Vigília Pascal.

Domingo de Páscoa

A Missa da Vigília Pascal segue pela madrugada de domingo para celebrar a Ressurreição de Cristo. A Igreja entra em festa e o momento é de celebrar em família o retorno de Jesus à vida. A Ressurreição prova aos cristãos que a morte não é o fim da vida e motiva os fiéis a continuarem espalhando a mensagem de Deus.

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.