Portal Caparaó - Simpósio de Cafeicultura começa com Debate
Economia

Simpósio de Cafeicultura começa com Debate

12/03/2008 - Atualizado em 14/03/2008 07h47

Durante o debate sobre os rumos da cafeicultura, os quatro segmentos ligados ao setor estavam representados na mesa principal. O produtor e membro da associação de cafés especiais Mauro Heringer, o pesquisador e engenheiro agrônomo José Braz Matielo, o Secretário de Agricultura de Minas Gerais Gilman Viana e o diretor da Porto de Santos Comércio e Exportação Nelson Carvalhaes.

Conduzido pelo jornalista Sérgio Braga, o programa permitiu aos participantes conhecer as tendências do mercado cafeeiro, a produção e as políticas para o setor. Durante sua fala, Matiello fez um panorama geral da evolução dos cafés produzidos na região de montanha e ainda pontuou as pesquisas desenvolvidas no setor que garantiram maior produtividade e qualidade aos grãos das lavouras das montanhas mineiras.

O produtor Mauro Heringer também levantou umas maiores preocupações da região. A dificuldade de mecanização da produção e os custos que todo esse processo envolve.

Na fala do secretário Gilman Viana, ele resumiu as necessidades dos produtores da região duas questões: a necessidade de organização do setor para ter representação política e força junto aos Governos Estadual e Federal e o reconhecimento do produtor de que ele precisa produzir um café de qualidade para obter melhores ganhos.

ABERTURA

Após o debate, a abertura do evento foi marcada pela presença do Prefeito de Manhuaçu Sergio Breder, o presidente da Aciam André Farrath, o Presidente da Associação de Cafés Marcelo Garcia e o coordenador do Simpósio Toninho Gama. O grupo foi o responsável por abrir os pronunciamentos de autoridades e personalidades do setor.

O Superintendente do Ministério da Agricultura no estado, João Vicente Diniz, roubou a cena na abertura ao criticar veementemente o endividamento a que os produtores de café acabaram sendo envolvidos e a falta de organização dos produtores frente ao mercado exportador, citado por ele como um grande vilão na cadeia produtiva.

No encerramento, foram homenageados os cafeicultores Walter César Dutra, Ednilson Alves Dutra e Élcio Evangelista Pereira. Eles ficaram entre os dez melhores cafés, premiados na sexta-feira, no prêmio Illy de Qualidade de Café para Expresso. O resultado anima o mercado e serve de incentivo a outros produtores. Também foram homenageados os cafeicultores José Fialho Sobrinho e Waldemar Gouvêa pelo pioneirismo à frente do setor cafeeiro de Manhuaçu na busca pela qualidade do café, quando ninguém falava do tema.

PROGRAMAÇÃO TARDE

14h30min - Palestra: A competitividade dos países concorrentes: Panorama da atual cafeicultura na América Central

Palestrante: Marcelo A. Garcia Correa - Presidente SCAMG

Coordenador: José Braz Matiello

16h - Palestra: A Guerra do Café

Palestrante: Lúcio Caldeira  - Diretor da “Foco Soluções Empresariais”

Coordenador: Silas José Barbosa

20h30min - Festa de Comemoração de 10 anos da Bahia Agrícola

Local: UBA BR 262 KM 40

13/03 - QUINTA-FEIRA

09h - Palestra: Viabilidade do Café Conilon nas Matas de Minas

Palestrante: Rogério Emilio Chiabai

Coordenador: Rômulo Matozinho de Carvalho

10h30min - Palestra: Um Show de Motivação

Palestrante: Fabiano Brum

Coordenador: Márcio Leitão

12h - Intervalo para almoço

14h - Palestra: Mudanças Climáticas e sua influência na Agricultura

Palestrantes: Prof. Rubens Vianello, Prof. Fúlvio Cupollilo e Profª. Anette Fernandes - INMET

Coordenador: José Eustáquio Ambrósio da Costa

15h30min- Palestra Interativa Sobre o Custo de Produção do Café nas Matas de Minas

Palestrante: Dr. Niwton Castro Moraes - Coord. Técnico da EMATER Viçosa

Coordenador: Astórico R. Queiroz

14/03 – SEXTA-FEIRA

08h30min - DIA DE CAMPO – CEPEC/HERINGER

Centro de Pesquisas Cafeeiras Eloy Carlos Heringer

BR 262, km 10 - Martins Soares/MG

OUTRAS ATRAÇÕES:

Agenda de Relacionamento de Negócios do SEBRAE:

Reunião de empresas do setor produtivo com potenciais compradores, tendo o objetivo de estreitar relações comerciais entre os participantes

Roteiro Turístico do Café:

Passeios por fazendas produtoras de café certificadas, na região de Manhuaçu.

Carlos Henrique Cruz - 12/03/08 - 12:12 - portalcaparao@gmail.com 

 

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.