Portal Caparaó - Mutum inaugura sede do CAPS
Geral

Mutum inaugura sede do CAPS

13/03/2008 - Atualizado em 15/03/2008 11h14

Considerado um dos maiores empreendimentos já posto em atividade dentro do sistema municipal de saúde, a prefeitura de Mutum inaugurou no último dia sete, as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial, CAPS I, “Genésio Bernadino de Souza”. Idealizado para auxiliar no tratamento de portadores de deficiência mental, o Centro passa a funcionar no bairro Invejada, com sede própria, totalmente estruturado, tornando-se referência na região.

A solenidade de inauguração recebeu a presença de várias autoridades do município e de cidades vizinhas, prefeito Totim, deputado federal Mauro Lopes, representantes da família do homenageado do CAPS, convidados e vários profissionais de saúde do município. Durante o discurso, o deputado emocionou-se ao falar do crescimento de Mutum: “Tenho certeza que este CAPS, que leva o nome de um grande homem, será um lugar de grandes realizações, de grande melhoria para a população mutuense, que merece. O meu compromisso é com Mutum!”, disse.

O prefeito Totim, durante o discurso também falou da trajetória que percorreu para conseguir abrir o CAPS e do empenho do funcionalismo em proporcionar o melhor para os munícipes: “É um orgulho poder executar esta obra, que vai recuperar a auto-estima de pessoas que precisam de atenção, compreensão e amor”, disse, acrescentando também o apoio dos vereadores e secretários: “Unimos forças e conseguimos chegar onde chegamos, esperamos os recursos e eles vieram, portanto, valeu a pena esperar!”, concluiu.

A primeira dama, Isabel Cristina P. Soares, madrinha do CAPS, presente na solenidade, fez questão de enfatizar a importância do Centro para a população. “Eu já vi grande transformação ocorrida nos pacientes com transtornos mentais, que freqüentam o CAPS. Alcoólatras voltaram a trabalhar e se integraram, novamente, à comunidade. Por isso, a população precisa enxergar o CAPS como local de lazer e de integração”, explicou.

O local destinado para o desenvolvimento de atividades psicossociais de Mutum conta com 18 funcionários, entre profissionais e técnicos que oferecerão à população serviços de enfermagem, psiquiatria, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, artes educacionais e serviço social. O novo espaço agora conta com recepção, consultório, enfermagem, copa-cozinha, sala para terapia ocupacional e serviço social, além de um amplo pátio destinado para o lazer dos usuários.

“Esta é uma das mais importantes obras inauguradas pela Prefeitura Municipal, na área da saúde, uma vez que promoverá a reintegração social de muitas pessoas que, hoje, estão vivendo à margem da sociedade. São indivíduos que sofrem de depressão ou autismo, e que, muitas vezes, são abandonados pela própria família. Com o CAPS, poderemos ressociabilizar os pacientes junto de seus familiares e da sociedade, além de poderem, com o tratamento, desfrutar de uma vida mais digna”, disse a secretária municipal de saúde, Regina Bosco de Menezes, durante a inauguração.

O Centro de Atenção Psicossocial, que funciona desde 2006 em Mutum é mais um serviço implantado pelo Governo Municipal que tem como papel cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais. A atenção do CAPS também incluiu ações dirigidas aos familiares a comprometer-se com a construção dos projetos de inserção social, com foco central na reintegração do paciente ao convívio social. Desde então, através de uma assistência diária e o tratamento individual e em grupo com oficinas terapêuticas, houve a redução de 95% de internações psiquiátricas no município.

A nova política de saúde mental brasileira, que foi considerada como modelo pela Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda o atendimento ambulatorial e o maior envolvimento da família com os pacientes. "Queremos trazer esses pacientes de volta ao convívio social, eliminando o preconceito e possibilitando seu retorno a atividades rotineiras e nós temos que ter a mesma linguagem para que possamos ter um resultado positivo", declarou a coordenadora do CAPS I, Deides Lemos, explicando também a importância a assistência à família.   Priscilla Cerqueira - Jornalista - 13/03/08 - 07:59 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.