Portal Caparaó - Competição e exemplos de vida marcam primeiro dia do Simpósio de Cafeicultura
Economia

Competição e exemplos de vida marcam primeiro dia do Simpósio de Cafeicultura

13/03/2008 - Atualizado em 14/03/2008 07h43

Com mais de trinta anos de experiência em pesquisa cafeeira, José Braz Mattielo abriu a tarde com uma rápida apresentação sobre o tema Café e Água. Ele abordou alguns aspectos e pesquisas sobre o cultivo do café, chuvas, irrigação e a influência da mudança climática nas lavouras, principalmente por causa do aquecimento global.

Focada em sua experiência no mercado, a palestra do presidente da Associação de Cafés Especiais Marcelo Garcia Correa foi uma das mais disputadas do primeiro dia. Ele mostrou a realidade dos países concorrentes no setor cafeeiro. O tema foi o panorama da atual cafeicultura na América Central.

Na seqüência, o professor Lúcio Caldeira deu um verdadeiro show ao mostrar como o país está na disputa com os outros mercados produtores mundiais. Com o tema “A Guerra do Café”, ele conseguiu dar uma verdadeira injeção de marketing e estimulo aos produtos, além de alertar para a necessidade de reação da cadeia produtiva do café no Brasil.

JORNALISMO HUMANO

José Hamilton Ribeiro, do Globo Rural, deu uma verdadeira lição de relacionamento humano aos participantes do Simpósio de Cafeicultura. Muito simpático, o premiado jornalista da TV Globo participou de um bate-papo com os cafeicultores.

Destacou sua alegria em conhecer a região, lembrou da infância quando lia e escreveu uma redação para um jornal de Manhumirim e deu grandes exemplos de vida aos participantes.

“Eu tenho uma preocupação sempre no Globo Rural que é com a forma como o programa se relaciona com o seu público. É lógico que a parte técnica é importante, mas o principal é o ser humano. Têm que lembrar que a tecnologia é necessária, o conhecimento e tal, mas por trás disso existe uma pessoa. É nesse foco que eu gosto de trabalhar: lidando e conversando com pessoas, conhecendo o que elas gostam e vivem”, afirmou.

Ele ainda visitou os estandes, tirou fotos e deu autógrafos durante a parte final do evento no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia.

BAHIA AGRÍCOLA

À noite, a Bahia Agrícola promoveu na UBA sua festa de dez anos de existência. A empresa também aproveitou para lançar o seu site e sua marca própria de fertilizantes foliares, o Maxinfol.

Na oportunidade, o empresário e agrônomo Flávio César Bahia homenageou seus pais Amado Celestino e Terezinha Borboleta Bahia e sua irmã Elizabeth Bahia.

Com um público expressivo, a noite festiva teve a apresentação de um vídeo com a história da empresa e o show da Banda Commodor´s.

Carlos Henrique Cruz / Jailton Pereira - 13/03/08 - 08:15 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.