Portal Caparaó - Cirurgias do SUS: Anestesistas paralisam atividades em Manhuaçu
Geral

Cirurgias do SUS: Anestesistas paralisam atividades em Manhuaçu

18/03/2008 - Atualizado em 20/03/2008 19h29
A notícia de que os anestesistas não iriam mais atender enquanto não fosse quitado o pagamento de fevereiro surpreendeu a direção do Hospital. Sem ter como arcar com a despesa, a mesa diretora Notificou Extrajudicialmente o Fundo Municipal de Saúde da Secretaria de Manhuaçu para que faça o depósito em 24 horas dos pagamentos devidos aos médicos.

“Nós fomos surpreendidos com a notícia dos anestesistas do corpo clínico do HCL que interromperam as cirurgias eletivas do SUS. Eles continuam com os trabalhos de emergência e urgência. As outras estão suspensas desde esta terça até que eles recebam os honorários médicos pelos serviços prestados em fevereiro”, explica o provedor do HCL Fernando Gonçalves Lacerda.

Um convênio entre o HCL e o Fundo Municipal de Saúde prevê que os médicos façam os procedimentos no hospital pelo SUS e depois recebam o pagamento dos honorários.

Segundo o provedor, o dinheiro já está com o Fundo Municipal de Saúde desde o dia 7, mas não houve explicação do motivo da demora. “Até o momento o Fundo Municipal de Saúde não fez o repasse contrariando uma cláusula do convênio que diz que os honorários médicos e despesas hospitalares devem ser pagos até o segundo dia útil após a chegada dos recursos, ou seja, há mais de uma semana”.

Fernando Lacerda explicou que o problema está gerando um grande transtorno: “A maior preocupação é que isso afeta os usuários do SUS, já que normalmente são pessoas mais necessitadas e que não pode ser prejudicadas por causa disso”.

Ele esclareceu que o Hospital César Leite é um mero repassador dos recursos, já que o dinheiro para pagamento dos honorários chega mensalmente. “O convênio sempre foi cumprido, mas agora houve esse atraso e nós, do Hospital, nada podemos fazer”, destacou.

Carlos Henrique Cruz - 23:35 - 18/03/08 - Atualizada 19/03/08 - 12:08/16:25 portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.