Portal Caparaó - Sicoob Credilivre elege novo conselho de administração
Agronégocios

Sicoob Credilivre elege novo conselho de administração

16/03/2015

Novo Conselho de Administração do Sicoob Credilivre

Nayme Salles passa o comando da cooperativa a Sebastião de Lourdes Lopes (esq).

MANHUAÇU (MG) - O Sicoob Credilivre promoveu na sexta-feira, 13/03, a Assembleia Geral Ordinária com a presença de associados dos doze municípios de sua área de atuação. A prestação de contas do exercício de 2014, com relatório da gestão e balanço geral com seus demonstrativos foram aprovados por unanimidade. Os resultados de 2014 foram excelentes e consolidam a liderança, solidez e credibilidade da cooperativa na região. A eleição do novo conselho de administração foi o momento mais marcante: o diretor-presidente Nayme José de Salles passa o comando para o sucessor Sebastião de Lourdes Lopes.

A assembleia geral foi aberta com a presença do conselho de administração, acompanhados do secretário geral para Dr. Sebastião Onofre Carvalho e do advogado Dr. Vitor Tadeu Figueiredo. Logo no primeiro momento, o diretor presidente Nayme José de Salles, acompanhado do diretor financeiro Vinícius Magalhães Dutra e do diretor administrativo Sebastião de Lourdes Lopes e os conselheiros José Eustáquio Ambrósio da Costa e Anderson Reynaldo Bastos abriram o encontro.

Foram apresentados os dados contábeis, relatório da administração e a análise evolutiva da cooperativa. O conselho fiscal, formado por Flávio Teixeira Rocha, Gilvan Moreira Costa e José Antônio do Nascimento, apresentou parecer de aprovação dos resultados de 2014. No final, o relatório da auditoria independente também foi excelente.

O Sicoob Credilivre terminou o ano passado com 24 mil associados, 147 milhões de reais em operações de crédito; 132 milhões de reais em depósitos; 83 milhões de reais em sua carteira rural e 67 milhões de reais em sua carteira comercial. Na área de 12 municípios em que atua conseguiu 39,45% do mercado de depósitos, fazendo frente a instituições financeiras tradicionais.
Aos 23 anos de existência, as sobras acumuladas de 2014 foram as maiores já registradas pelo Sicoob Credilivre. Pela primeira vez, a cooperativa rentabilizou o capital de seus sócios num total de 2 milhões de reais.

Para o diretor financeiro, Vinícius Magalhães Dutra, “os números refletem o excelente momento vivido pela cooperativa”. As boas notícias não param aí. “O Sicoob Credilivre participou ativamente da comunidade, com dias de campo, palestras, integrou eventos e concursos de qualidade de café, está presente no Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas, promoveu o Dia de Cooperar e outras iniciativas. Tudo isso vem fazendo do Sicoob Credilivre uma ferramenta cada vez mais importante na vida de milhares e milhares de pessoas, ajudando a movimentar a engrenagem do desenvolvimento de toda a região”, finaliza Vinícius Magalhães Dutra.

NOVO CONSELHO DE ADMINSTRAÇÃO

Como última etapa da assembleia, foi eleito o novo conselho de administração. Foram aprovados: Vinícius Magalhães Dutra; Sebastião de Lourdes Lopes; Anderson Reynaldo Bastos; Sérgio Cotrim D´Alessandro; José Antônio Pena; Sérgio Fernandez de Salles; e Domingos Ferreira Rios Neto.

Logo após a aprovação, foi eleito como novo diretor-presidente, o conselheiro Sebastião de Lourdes Lopes.

Apesar dos 17 anos de cooperativa, sendo quatro mandatos no conselho de administração e um no conselho fiscal, ele considera que a nova função é um desafio novo. “Será uma nova etapa como diretor-presidente numa cooperativa com 24 mil associados, mais de 200 colaboradores e uma área de 12 importantes municípios. Entendo que estou preparado e, principalmente, que tenho vários parceiros e colaboradores muito bem capacitados para darmos sequencia a esse trabalho bem sucedido, continuando o crescimento dessa cooperativa, que busca melhorar cada vez mais para nossos associados”.

Para ele, os resultados dos últimos quatro anos confirma a confiança dos associados, credibilidade da diretoria e a solidez da cooperativa. “Em quatro anos, praticamente dobramos de tamanho em patrimônio, empréstimos, depósitos e número de associados. Isso mostra a solidez da nossa cooperativa, mas também a capacidade de desenvolvimento da região. Analisamos que o Sicoob Credilivre tem capacidade para ir mais longe e crescermos mais. No entanto, o nosso foco maior é atender melhor sempre aos anseios dos nossos associados, que são os verdadeiros donos dessa cooperativa”, afirmou.

VEJA AS FOTOS

Entre os projetos para os próximos quatro anos de gestão está a construção da nova agência central de Manhuaçu e da sede administrativa da cooperativa. “Queremos dar mais conforto e melhorar os processos de atendimento aos nossos associados e colaboradores. Já temos os projetos arquitetônico e estrutural prontos, agora partiremos para a contração da construtora”, adianta. O Sicoob Credilivre possui a área para construção, próxima à Caixa Econômica Federal, no Centro de Manhuaçu.

FINAL FELIZ

Ao se despedir da presidência da cooperativa, o empresário e cafeicultor Nayme José de Salles comemorou os excelentes resultados. “2014 bateu todos os recordes”. Para ele, foi um grande final feliz: “Estou muito contente em ver essa performance e sei que o novo conselho tem uma responsabilidade enorme em manter esse crescimento. Tenho certeza de que são pessoas muito conceituadas, honestas e capacitadas para isso. Espero que tenham um grande sucesso e que Deus abençoe o novo conselho”.

Ao agradecer aos associados e colaboradores, Nayme José de Salles afirmou que entrega a cooperativa nas mãos de uma equipe com estrutura moral ilibada e que tem toda capacidade e conhecimento para conduzir o futuro do Sicoob Credilivre a novos patamares. “Que vocês façam um bom trabalho. Sigam com transparência e boa-fé, essa bússola que norteia os nossos trabalhos”, finalizou.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.