|
|
|
MANHUAÇU (MG) - A Polícia Militar lançou nesta quinta-feira (26/3) a Operação Evidência, que aconteceu simultaneamente em todo estado. O objetivo foi a prevenção da criminalidade e reforço da sensação de segurança. Em toda a região, o 11º Batalhão de Polícia Militar colocou policiais em 24 horas de policiamento ostensivo com diversas operações. Esta é a primeira vez na história da PMMG que toda a corporação atua ao mesmo tempo em todas as 853 cidades mineiras.
O nome da operação foi para colocar em evidência todas as ações militares que serão desenvolvidas rotineiramente pela Polícia Militar em todo o Estado. Além da prevenção de crimes, a corporação quer atuar na sensação de segurança do cidadão.
As cinco diretrizes foram: Operação Cinturão nas estradas que fazem fronteiras com os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, focada no combate ao tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e inspeção de veículos nas rodovias; Operação Incursão em Zonas Críticas, com militares presentes nos pontos mais perigosos das cidades; Operação Busca, Apreensão e Prisão, de cumprimento de mandados pendentes de busca, apreensão e prisão; Operação Batida Policial,de abordagem em pontos estratégicos para combate à prostituição, comércio ilegal de drogas e armas; e Operação Trânsito Urbano/Rodoviário, de controle de documentação e combate e prevenção de furto de veículos dentro das cidades e nas estradas.
RESULTADOS
O Comando do 11º Batalhão de Polícia Militar, através do Comandante Tenente-coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar, destacou que a operação foi realizada nas 24 cidades de atuação da unidade de Manhuaçu. Os resultados foram bastante produtivos.
Na área da 29ª Companhia de Polícia Militar, sediada em Manhumirim, foram quinze veículos apreendidos/retidos, 43 autos de infração de trânsito, uma arma, três munições, 33 buchas de maconha, uma pedra de crack e um papelote de cocaína.
Uma banca de jogo do bicho também foi alvo da ação. Foram apreendidos blocos de anotação, 228 reais, carimbos e materiais de apostas. Uma pessoa foi presa.
Operação realizada em todas as cidades da região |
Na área da 72ª Companhia de Polícia Militar, sediada em Manhuaçu, 208 pessoas foram abordadas, três pessoas presas, um menor apreendido, 194 veículos vistoriados, quinze autos de infração de trânsito, quatro veículos apreendidos e uma bucha de maconha.
Em Pedra Bonita, doze veículos foram abordados e três multas aplicadas. Além disso, três carros foram apreendidos. Já em Abre Campo, 43 veículos abordados, seis multas de trânsito por motoristas sem habilitação e outros problemas e seis veículos retidos.
Na cidade de Sericita foram treze veículos abordados, com onze multas aplicadas, três veículos retidos e três apreendidos. Em Reduto, foram seis contumazes abordados; 38 veículos abordados e três autos de infração.
Em Matipó, foram cumpridos dois mandados de prisão. Em Simonésia e Santana do Manhuaçu foram apreendidas motocicletas e aplicadas quatro multas. Em São João do Manhuaçu, uma arma de fogo; 12 munições; e uma moto apreendidas.
Na cidade de Luisburgo, uma motocicleta apreendida e duas multas aplicadas. Em Caputira, 24 veículos abordados; cinco autos de infração e dois veículos apreendidos.
Equipes da Polícia MIlitar de Meio Ambiente e Trânsito também realizaram diversas operaões nas estradas e na zona rural em Espera Feliz, Mutum, Caputira, Manhuaçu, Santa Margarida e Matipó.
Foram mais de cem veículos fiscalizados, oito armas apreendidas, bem como munições. Seis pássaros apreendidos, gaiolas, materiais para recarga de arma, sendo espoletas, pólvora e chumbo.
CARATINGA
Em Caratinga, o primeiro resultado da Operação Evidência foi uma apreensão de quase R$ 11 mil, cinco munições de calibre 38, cerca de 3 kg de ácido bórico, éter e caixas de remédios. A Polícia Militar conduziu à delegacia cinco pessoas. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros Santa Cruz e Esperança.
IPANEMA
Drogas e munições apreendidas, sete presos e dois menores apreendidos. Este foi o resultado da operação desencadeada pela Polícia Militar de Ipanema, após o cumprimento de onze mandados de busca e apreensão.
Segundo a PM, a operação contou com a participação de 29 militares e quatro viaturas. Foram apreendidos: duas buchas de maconha, 18 pedras de crack, dois papelotes de cocaína, 292 reais em dinheiro, cinco munições calibre .38 intactas, uma balança de precisão e dois trituradores para maconha.
Três dos sete presos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas.
INHAPIM
![]() |
Um homem de 53 anos foi preso na manhã desta quinta-feira (26), no Córrego do Peixe, zona rural de Inhapim, com sete armas de fogo em casa. De acordo com a Polícia Militar, ele fabricava as armas para vender, emprestar e caçar.
Ainda segundo a polícia, foram apreendidos três revólveres, uma garrucha, três espingardas de fabricação caseira, diversas munições, além de chumbo, pólvora e ferramentas para fabricação das armas.
O PM disse também que havia um mandado de prisão em aberto contra o homem por uma tentativa de homicídio. Ele foi encaminhado para a delegacia da Polícia Civil de Caratinga e o material foi apreendido.
Carlos Henrique Cruz - Com apoio da TV Super Canal, Ipanews e G1 Vales de Minas