Portal Caparaó - Mais de 300 exames no Caminhão da Mamografia
Geral

Mais de 300 exames no Caminhão da Mamografia

01/04/2015 - Atualizado em 01/04/2015 08h42

MARTINS SOARES (MG) - As mulheres de Martins Soares tiveram exames de mamografias gratuitamente, no centro da cidade, através do mamógrafo móvel do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Foram cerca de 300 exames em uma semana de atuação do caminhão da mamografia.

O caminhão foi resultado de uma reivindicação da Administração de Martins Soares, através da equipe da Secretaria de Saúde do Município. A iniciativa buscou dar atenção às mulheres da cidade e da zona rural e fortalecer as ações de prevenção à doença.

O objetivo da Secretaria de Saúde foi, com a presença do Caminhão da Mamografia, acabar com a demanda reprimida de pedidos de exame. “Nosso foco é a prevenção. As equipes das unidades de ESF mobilizaram todas as mulheres para que elas aproveitassem a oportunidade de fazer o exame no próprio município, com segurança e mais conforto”, afirmou a secretária de Saúde, Renata Kelly. “É um esforço conjunto com o governo do Estado e da Prefeitura para promover a auto prevenção e, consequentemente, diminuir o número de novos casos da doença”, completou.

De acordo com a coordenadora de atenção básica, Maira Pimentel, foram cerca de sessenta exames por dia, num total de 300 mamografias realizadas em Martins Soares.

O caminhão que realiza os exames vem percorrendo diversas cidades de Minas em uma tentativa de otimizar o diagnóstico da doença. Segundo dados da SES-MG, o câncer de mama atualmente é a segunda causa de morte na população mineira e corresponde a 14,1% de todas as mortes em Minas Gerais.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.