Portal Caparaó - Novo horário de visitas do HCL começa segunda
Geral

Novo horário de visitas do HCL começa segunda

07/05/2015 - Atualizado em 07/05/2015 00h30

MANHUAÇU (MG) - O Hospital César Leite amplia, a partir de segunda-feira, 11 de Maio, o horário de visita para os pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital dará início ao projeto de humanização abrindo as portas, para que família e amigos possam interagir com o paciente, na perspectiva de que o encontro e o afeto, sejam subsídios para a cura.

O novo horário estipula três horas de visita aberta, com início às 13:30 horas e encerramento às 16:300 horas, diariamente. O projeto poderá ser ampliado futuramente.

Para o provedor do HCL, Sebastião Onofre Carvalho, a proposta de trazer a visita aberta faz parte da modernização do hospital que, ao longo dos últimos anos vem estabelecendo novas fronteiras na atenção à saúde da população. “O HCL é hoje um hospital que atende a uma população de aproximadamente 400 mil pessoas, oferecendo a cidades da região e até mesmo município mais distantes, um serviço de qualidade e de ponta dentro da medicina moderna. Aplicar políticas de humanização está no cerne do projeto de crescimento do HCL, conduzido por essa diretoria, aprovado pelo conselho superior, com apoio dos médicos e com a participação intensa de todos os nossos mais de 500 colaboradores”.

A visita ampliada traz regras como: serão dois visitantes por paciente, com permanência de 15 minutos,para que outros possam visitar; a visita é permitida para criança acima de 12 anos e acompanhada pelo responsável legal; crachás e sinalização vão ajudar a organizar a visitação; e a troca de acompanhantes serão em horários fixos: de 6 às 8 da manhã, de 13 às 13:30 e de 18 às 19 horas.

O horário estendido de visita faz parte de um projeto mais amplo, que está sendo consolidado pelo Hospital César Leite, na dimensão de fomentar políticas humanitárias que possam atender padrão de assistência ao usuário dos serviços médicos, melhorando a qualidade e a eficácia de atenção ao paciente.

Segundo a Gerente de Hotelaria do HCL, Elohá Crystina Nunes de Oliveira, as ações propostas vão abranger todo o hospital. “Estamos colocando em prática as diretrizes da política de humanização proposta pela comissão multidisciplinar que trabalha no hospital. Além disso, estamos implantando o conceito de hotelaria, organizando e melhorando os setores de recepção, visita, acompanhamento e orientação aos pacientes e visitantes”, afirma.

As mudanças começam a valer no dia 11 de maio, no mês de aniversário de 88 anos de fundação do Hospital César Leite.

Acompanhe abaixo as mudanças

REGRAS PARA AS VISITAS

As visitas podem ser realizadas diariamente respeitando número de visitantes e horários:

Convênios e Particulares: Duas pessoas por paciente no horário de 10:00 às 22:00 horas.

Convênio SUS: Duas pessoas por paciente no horário de 13:30 às 16:30 horas, sendo que somente haverá liberação de entrada na presença de crachá disponível na portaria.

Quarto de isolamento: Um visitante no horário de 12:00h e 18:00 h. Devendo estas visitas ser em tempo máximo de 20 minutos.

Na UTI:  Três  familiares por paciente, no horário de 12:00h e 18:00 h.

Maternidade: Duas pessoas  por paciente no horário de 13:30 às 16:30 horas.

A identificação de visitantes e acompanhantes será feita através de crachás disponibilizados na portaria principal de acordo com cor da sinalização de cada setor. Portanto, somente haverá liberação de entrada na presença de crachá (quarto/ leito) disponível na portaria.

Durante a visita:

- Crianças maiores de 12 anos somente poderão entrar  se acompanhadas por adultos e após comprovada a idade na portaria;

- Evite portar alimentos, principalmente os perecíveis que dependem de refrigeração;

- Não porte flores naturais;

- Não faça o uso de tabaco e seus derivados nas dependências do hospital;

- Não será permitida a entrada de pessoas embriagadas;

- Tente respeitar o horário máximo para permanência nos quartos: Enfermarias – 15 min., Apartamentos - 30 min., UTI  - 15 min;

- Use o crachá em lugar visível e evite transitar em setores que não são o destino de sua visita.

- Faça sempre o uso do álcool gel nas mãos antes e após a visita.

REGRAS PARA OS ACOMPANHANTES

A presença do acompanhante é permitida da seguinte forma:

Apartamentos: Um acompanhante durante o período de internação,  podendo haver trocas ao longo do dia nos horários padronizados

Enfermaria: Terão direito ao acompanhante  pacientes acima de 60 anos e crianças e adolescentes . Exceções serão avaliadas e autorizadas pelo serviço de assistência social.

 As enfermarias femininas deverão ter acompanhante do sexo feminino (dia e noite) e as enfermarias masculinas durante a noite acompanhante do sexo masculino e durante o dia o serviço social estará avaliando qual a melhor opção para o paciente.

Maternidade e Pediatria: Um acompanhante do sexo feminino.

Horários de troca de acompanhantes: deverão ser realizadas nos horários 06:00 às 8:00h, 13:00 às 13:30h e 18:00 ás 19:00h. A movimentação dos acompanhantes pela portaria do HCL também será liberada somente nesses horários.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.