![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
MANHUAÇU (MG) - Funcionários do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Manhuaçu conseguiram no final da manhã deste sábado, 09/05, desobstruir a rede de descarga da Estação de Tratamento de Água, entre os bairros Santa Luzia e Lajinha. Com isso, o abastecimento da cidade de Manhuaçu começa a se normalizar.
A Estação de Tratamento de Água, construída nos anos 80, tem uma canaleta de descarga de água da limpeza de filtros e de excesso de água bruta. Em resumo, quando sobra água ou precisa fazer a limpeza é nessa canaleta que a água volta para o rio Manhuaçu. Acontece que pessoas foram construindo sobre a rede e nas laterais. O acúmulo de entulho, desaterro e lixo jogados por alguns vizinhos na rede entupiu a descarga.
De acordo com o Diretor do SAAE, José Alves de Aguiar, o material foi acumulando na manilha que passa sob a rua Joaquim Serafim Alves, na entrada do bairro Lajinha. Isso fechou completamente a passagem da água, que foi represando manilha acima. "O volume de água é muito grande e, em determinado ponto, não suportou a pressão e rompeu, causando um deslizamento de terra e arrancando muro, parte da escada e um poste", explica.
Segundo o diretor da autarquia, as causa do entupimento foi o entulho jogado na rede pelos próprios vizinhos. "Encontramos peças roupas, plásticos, restos de construção e até uma pedra enorme que fechou totalmente a boca da manilha, causando todo este transtorno", disse.
O abastecimento de água da cidade, que foi interrompido, porque não se podia fazer o tratamento da água, começou a ser reestabelecido no início desta tarde de sábado. “Acredito que vai ser normalizado em até dois dias. Ficamos desde a tarde de sexta sem poder tratar a água que vem de Manhuaçuzinho por causa desse problema. É preciso ainda economizar água, pois a distribuição de para toda a cidade demora a voltar ao normal”.
A canaleta de escoamento da água de lavagem de filtros e dos decantadores da Estação de Tratamento é uma área de servidão pública e não será retirada do local. Há comentários que a tentativa de algumas pessoas, com a obstrução, seria provocar um fato para obrigar o SAAE a retirá-la. Vale lembrar que a canaleta já está no local há mais de 30 anos.
Jailton Pereira - com fotos de Jailton Pereira e Alef Henrique - portalcaparao@gmail.com