Portal Caparaó - Mecânico constroi avião e voa pela região
Entretenimento

Mecânico constroi avião e voa pela região

22/05/2015 - Atualizado em 22/05/2015 08h52

IBATIBA (ES) - O sonho de ser piloto fez um mecânico de Ibatiba cortar os ares por conta própria. Silvio Geraldo Ramos, de 34 anos, ou para os íntimos Silvio Gambiarra, ficou muito conhecido na região após construir um ultraleve por conta própria, usando uma asa delta e um motor customizado por ele mesmo. O mecânico demorou cerca de 5 anos para fazer a aeronave funcionar.

Silvio diz que sempre teve o sonho de ser piloto. Quando era criança ele chegou a construir uma asa delta com bambu, mas o equipamento não funcionou e ele acabou ficando agarrado em um pé de abacate. Há alguns anos ele também sofreu um acidente voando de parapente, quando ainda não sabia voar com o equipamento, caindo em cima de árvores e ficando um pouco ferido.

Após a superar do momento, Silvio buscou fazer aulas de aviação para aprender o básico antes de poder voar com um veículo construído por ele mesmo. E após cinco anos o ultraleve saiu do papel, ou melhor, do chão. "Vim lutando há algum tempo para poder fazer isso. Fiz de várias formas e mudei até dar certo, primeiro com motor de moto e depois de um carro. Agora estou tentando aumentar a potência do motor que estou usando para viajar com mais de uma pessoa", explica.

O ultraleve de Silvio Gambiarra, que é conhecido por este apelido com as coisas que inventa e conserta, chega a voar durante cinco horas direto. Hoje ele também ajuda a igreja local e amigos próximos fazendo propaganda com um auto-falante que instalou no ultraleve. "Sobrevoo a cidade fazendo propaganda. Não ganho nada com isso, faço por amizade mesmo, já que deixo tocando enquanto estou passeando", explica.

Loucura

A família de Silvio, ao saber que ele estava fazendo um avião em casa, achou que ele estava ficando louco. A esposa do mecânico, a lavradora Sirllei Ferreira Lucas, de 31 anos, explica que pensou em interna-lo no começo. "Ainda acho loucura o que ele faz, mas hoje não penso que ele esteja fora de si. Não internei ele porque não teve jeito", explica em risos Sirllei. "Mas eu não teria coragem de voar com ele", ressalta.

Silvio ainda sonha em ser piloto um dia. Em casa ele ainda monta um ultraleve do modelo Mai 890, comprando peças prontas e fazendo algumas por conta própria. "Tem uns dois anos que estou nesse projeto já. Estou trabalhando para até o fim do ano terminar isso", conclui.

Kaique Dias – Gazeta Online

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.