Portal Caparaó - Estudantes visitam Centro de Pesquisas Cafeeiras
Agronégocios

Estudantes visitam Centro de Pesquisas Cafeeiras

03/06/2015 - Atualizado em 03/06/2015 17h14

MARTINS SOARES (MG) - Alunos do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr Eloy Werner de Realeza visitam Centro de Pesquisas Cafeeiras da Fertilizantes Heringer. A visita foi acompanhada pelo Professor Wanderlei Pereira de Laia proporcionando uma proveitosa aula de campo.

O CEPEC – O Centro de Pesquisas Cafeeiras “Eloy Carlos Heringer” (CEPEC) pertence a Fertilizantes Heringer S.A e é uma parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e com a Fundação Pró-Café, de Varginha. Fica situado no município de Martins Soares, Zona da Mata de MG, a 740 m de altitude e com uma área experimental cultivada de 10 ha.

Considerado referência nacional em desenvolvimento tecnológico para a cafeicultura de montanha, o Centro foi inaugurado em 1994 e desenvolve pesquisa em 5 áreas: melhoramento genético, tratos culturais (podas, espaçamento, controle de plantas invasoras), qualidade de bebida, controle fitossanitário e principalmente adubação e nutrição do cafeeiro, além de manter um banco de germoplasma.

O CEPEC tem como objetivo levar aos produtores rurais os resultados de pesquisa, tanto aqueles obtidos no próprio Centro como de outras instituições, procurando maneiras mais eficientes para trabalhar em uma região montanhosa, onde não é possível mecanização intensiva, buscando sustentabilidade nas áreas econômicas, sociais e ambientais.

São disponibilizados estágios para estudantes de agronomia e técnicos agrícolas em cafeicultura, onde além de aprender a montar e avaliar experimentos, os estudantes conhecem as principais dificuldades da cafeicultura de montanha e acompanham todas as operações de rotina de uma fazenda.

Anualmente são recebidos por volta de 2.000 produtores rurais, estudantes, pesquisadores e técnicos, em visitas e reuniões onde são divulgados os resultados de pesquisas. Também são realizadas palestras com professores, pesquisadores e consultores de várias instituições e empresas e cursos de atualização.

Com informações - portalcaparao@gmail.com
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.