MANHUAÇU (MG) - Na manhã de quinta-feira, policiais militares do 11º Batalhão de Polícia Militar do Espírito Santo realizaram operação em apoio ao 14º Batalhão de Polícia Militar de Ibatiba (ES) e ao Ministério Público do Espírito Santo para o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão sobre o combate ao tráfico de drogas em Iúna (ES).
Na ação foram cumpridos seis mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão no município, além de um mandado de prisão e dois mandados de busca e apreensão na cidade de Manhuaçu.
O Comandante da 72ª Companhia de Polícia Militar, Capitão Aguinaldo Schuab, conta que a ação em Manhuaçu foi realizada no bairro Santa Luzia e no distrito de Vilanova.
Na primeira ação, em cumprimento a Mandado de Busca e Apreensão, policiais militares compareceram à residência de Robson de Souza Aguiar, 29 anos, conhecido como "Robinho Guará". “Ele já é conhecido pelo envolvimento com drogas na cidade, no entanto, nesse caso existem gravações telefônicas que mostram a relação dele com o fato em Iúna. Aqui em Manhuaçu já apreendemos drogas que pertenciam a ele”, detalhou o militar.
Na casa de Robinho, a PM apreendeu a quantia de 2.070 reais, três celulares, uma pistola de ar comprimido. Havia um mandado de Prisão Preventiva para ele. Ele foi preso e conduzido para a delegacia.
A outra ocorrência foi em Vilanova. Os policiais foram até a casa de Walans Dias Teixeira, 27 anos. No local, foram apreendidos dois pássaros trinca ferro; quatro coleiros; uma estrelinha; sete gaiolas e um transportador de madeira de pássaros; uma balança de precisão digital; um papelote de cocaína; um porção de maconha; uma derriçadeira de colher café e dois celulares.
Segundo o Capitão Schuab, durante as investigações realizadas em Iúna pela PMES verificou-se que Robson de Souza Oliveira (Robinho Guará) fornece drogas para traficantes da cidade de Iúna/ES. No dia 06 de junho, após acompanhamento da Polícia Militar nas cidades de Manhuaçu e Iúna, o cidadão João Batista de Oliveira foi preso, quando chegava naquela cidade, portando pouco mais de um quilo de crack, fornecido por Robson, o qual foi preso nesta data em virtude de mandado de prisão.
Já o acusado Walans figurava na operação como o responsável pela guarda, custódia e entrega da droga fornecida por Robson. Segundo a PM, os telefones apreendidos aparecem nas gravações interceptadas pela polícia por meio dos quais Walans recebia as ordens de Robson, combinava locais de entrega e aliciava pessoas para a realização do transporte do entorpecente (serviço de mula).
Quando a PM encontrou a cocaína na casa, Walans tentou fugir, mas foi detido pelos militares. Foi então levado à Unidade de Pronto Atendimento e depois para a delegacia. Ele foi encaminhado para os policiais da PM do Espírito Santo.
Segundo o Capitão Schuab, esse trabalho conjunto entre as Polícias de Minas Gerais e Espírito Santo tem sido muito importante no combate ao tráfico de drogas. “Podem ter certeza que serão realizadas outras operações. Há mais casos de tráfico interestadual sendo investigados. Estamos prontos para combater o tráfico entre as duas regiões. Em Manhuaçu, já apreendemos muitas drogas em várias operações e esse trabalho, em parceria inclusive com a Polícia Civil, vai continuar para combater esses traficantes”.