Portal Caparaó - Vacinação contra gripe começa no dia 25
Geral

Vacinação contra gripe começa no dia 25

15/04/2008 - Atualizado em 17/04/2008 08h39

Minas Gerais já está se preparando para a campanha de imunização contra a gripe, que será realizada de 26 de abril a 9 de maio. A partir desta semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) inicia a distribuição de cartazes e folderes, além dos insumos necessários para aplicação da vacina, como seringas e agulhas, para as unidades de saúde.

Nesta segunda-feira, começou o repasse das doses para as 28 gerências regionais de saúde (GRS).

Em Minas, a meta da SES é vacinar no mínimo 80% da população a partir dos 60 anos de idade em Minas, o que significa cerca de 1,6 milhão de pessoas. A campanha deste ano tem como slogan “Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se!” Para cumprir a meta proposta serão disponibilizadas 1,9 milhão de doses da vacina contra gripe (influenza). Outras 250 mil para difteria e tétano e 20 mil para pneumonia também serão distribuídas.

A iniciativa, que faz parte do calendário do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, é realizada anualmente, sempre no outono, para que os vacinados estejam protegidos no inverno, período de maior circulação do vírus. A cada campanha muda a composição da vacina, com base em pesquisas, nas quais se identifica o vírus circulante no mundo.

 “Teremos mais de 5 mil postos de vacinação, entre fixos e móveis; cerca de 12 mil profissionais envolvidos e 1.500 veículos. Essa iniciativa concretiza mais um compromisso de fazer chegar, o mais próximo possível da população, os meios efetivos de promoção da saúde, contribuindo para a prevenção de agravos que interferem no bem-estar e na qualidade de vida”, avaliou a coordenadora estadual de Imunização, Tânia Brant.

A coordenadora lembra que nas últimas décadas a imunização anual com vacinas inativadas contra influenza tem sido a principal medida para vigilância e controle da gripe e redução da morbi-mortalidade relacionada à doença. “O Brasil iniciou a política de vacinação contra influenza em 1999, por meio de campanhas nacionais de vacinação para a população de 65 anos ou mais, e a partir de 2000 para população de 60 anos ou mais”, destacou.

CASOS ESPECIAIS

A vacina também está disponível nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs) para pessoas consideradas de maior risco para a doença e nas complicações em decorrência de patologias de base, como cardiopatia, neuropatias, diabetes em que o paciente é dependente de insulina, cirrose hepática, hemoglobulinopatias, portadores de doenças pulmonares obstrutiva crônica (DPOC), imunocomprometidos (transplantados, pacientes em tratamento de câncer, asmáticos, portadores de HIV e miopatias).

Além da vacina que protege contra a gripe, estará sendo ofertada a vacina que protege contra a difteria e tétano, bem como o imunobiológico que protege contra a pneumonia para os idosos recolhidos a instituições e acamados crônicos, principalmente portadores de cardiopatias, pneumopatias e insuficiência renal.

A VACINA

A imunização, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não causa gripe, pois tem em sua composição vírus mortos. Os efeitos mais comuns são dor no local de aplicação, vermelhidão e febre, que se manifestam em apenas 1% dos imunizados. A vacina demora duas semanas para assegurar uma proteção contra a doença e seis semanas para uma proteção máxima, o que coincide com o inverno.

“Existem algumas contra-indicações, como para pessoas com alergia grave a ovo, a timerosal (conservante), pacientes com problemas neurológicos em atividade. Nesses casos, as pessoas devem procurar orientação de seu médico”.

A gripe (influenza) é uma doença infecciosa aguda, de natureza altamente contagiosa, que acomete o trato respiratório e cuja ocorrência se observa em maior intensidade no final do outono e durante o inverno. Estima-se que 600 milhões de pessoas por ano apresentam episódios de gripe.   Agência Minas - 15/04/08 - 23:26 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.