Portal Caparaó - Concurso de Café: prazo de inscrições no final
Agronégocios

Concurso de Café: prazo de inscrições no final

02/09/2015 - Atualizado em 02/09/2015 07h40

MANHUAÇU (MG) - A Emater da Regional de Manhuaçu já prepara a realização do 10º Concurso Regional de Qualidade de Café. Além disso, a cidade vai sediar a premiação do 12º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, no final de novembro.

A boa notícia foi divulgada pelo engenheiro agrônomo Paulo Roberto Corrêa, da unidade regional de Manhuaçu. Os escritórios da Emater-MG recebem, até sexta-feira, as amostras de café dos produtores. Na região, os cafeicultores participam do concurso regional e ainda são inscritos na etapa estadual.

Os produtores podem concorrer com o café tipo arábica nas categorias Café Natural e Café Cereja Descascado. Ao fazer a inscrição, o agricultor deve entregar as amostras do café e apresentar a documentação exigida: ficha de inscrição, além do termo de conhecimento e concordância com o regulamento do concurso. A participação é isenta de taxas ou qualquer ônus para os participantes. A entrega das amostras nos escritórios da Emater-MG deve ser feita até o dia 8 de setembro, mas por conta do feriado e do final de semana, o ideal é entregar até dia 04.

Segundo Paulo Roberto Corrêa, a Emater-MG está preocupada com a qualidade do café da região e tem incentivado a produção dos cafeicultores. “Estamos convidando os produtores trazerem suas amostras. A qualidade é o que faz a diferença no mercado. O produtor que se diferenciar pode ter um ágio significativo no produto”, conta.

Além disso, ele lembra que o concurso é uma forma de promoção da qualidade. “O concurso estadual é a oportunidade mais fácil e barata para divulgar a qualidade do seu café. Ele não tem custo. O cafeicultor apenas vai se inscrever e apresentar as amostras do seu lote”.

Paulo Roberto também reforça que a Emater tem os técnicos para dar todo suporte para o produtor. “Tivemos uma florada atípica nessa safra, um pouco tardia e não sofreu tanto com veranico de janeiro e fevereiro. Temos profissionais para dar todo suporte. Vimos uma produção com qualidade espetacular. Os cuidados essenciais agora são de não deixar o café estragar da lavoura até o secador. Tem que manter a qualidade que está no cafezal quando vai beneficiar o grão”.

FINAL DO CONCURSO ESTADUAL

A final do Concurso de Café era realizada em Lavras, na sede da Universidade Federal. Depois, por dois anos foi realizado na Cidade Administrativa. Desde o ano passado, houve a decisão de que cada ano será em uma região produtora. Já foi em Patos de Minas (Cerrado) e agora é a vez das Matas de Minas, sediado em Manhuaçu.

“Vai divulgar Manhuaçu em todo o estado e no país. Será muito bom para a região e tomara que um produtor da região seja o grande vencedor do concurso estadual”, deseja.

Em 2014, o concurso contou com a participação 1.025 amostras de café. Os vencedores das duas categorias foram da Zona da Mata. O produtor Greciano Lacerda Mourado, do município de Espera Feliz, ganhou na categoria Cereja Descascado. Já na categoria Café Natural, o campeão foi Roberto Carlos de Miranda, de Araponga. Os dois das Matas de Minas.

CAFÉ EM MINAS GERAIS

O Brasil é o maior produtor mundial de café, com expectativa, para 2015, de produção de cerca de 52 milhões de sacas. Minas Gerais, maior estado produtor, conta com aproximadamente 1.600 propriedades certificadas e exporta para mais de 70 países, tendo como principais destinos: Alemanha (25% da produção), Estados Unidos (18,2%), Bélgica (9,6%) e Japão (9,1%). A safra prevista para este ano é de 23,3 milhões de sacas.

A receita mineira no quadrimestre de janeiro a abril foi de US$ 1,34 bilhão, com 6,57 milhões de sacas exportadas no mesmo período. O café, em Minas, neste intervalo, respondeu por 57,35% das exportações do agronegócio. Somente em 2014, o estado exportou cerca de 20,8 milhões de sacas, num total movimentado de US$ 4,115 bilhões.

Confira, a seguir, outros números do setor disponibilizados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa):

Principais áreas produtoras (Estimativa para 2015):

Sul de Minas e Centro Oeste - produção de 10,5 milhões de sacas (área colhida de 477 mil hectares);

Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste - produção de 5,004 milhões de sacas (área colhida de 170 mil hectares);

Zona da Mata, Rio Doce e Central - produção de 7,12 milhões de sacas (área colhida de 293 mil hectares);

Norte de Minas, Jequitinhonha e Mucuri - 768 mil sacas (área colhida de 34 mil hectares).

Principais cidades produtoras (Estimativa para 2015):

Patrocínio, no Alto Paranaíba, com 850 mil sacas;

Araguari, no Triângulo, com 450 mil sacas;

Serra do Salitre - no Alto Paranaíba com 400 mil sacas;

Manhuaçu, na Zona da Mata, com 366 mil sacas;

Nova Resende, no Sul de Minas, com 330 mil sacas de café.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.