![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
MANHUAÇU (MG) - A posse da primeira diretoria da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Caparaó (ADESC) reuniu cerca de 250 convidados na noite de quinta-feira (17/09), em solenidade na Câmara de Manhuaçu. O evento foi bastante prestigiado por autoridades, políticos, empresários e representantes de entidades de classe, além de diretores e membros do conselho,e marcou tambéma entrega de homenagens.
O empresário André Farrath foi conduzido à presidência da organização para dar início ao trabalho voltado para o desenvolvimento econômico e social da região do Caparaó. “É uma satisfação poder trabalhar em prol do associativismo e do desenvolvimento da região. Acredito que estamos no caminho certo, com uma plataforma sólida de relacionamento com empresários, comunidade e governo. O objetivo agora é seguir fortalecendo e renovando a ADESC, sendo cada vez mais efetivos na promoção de resultados para a região”, ressaltou.
Farrath destacou que a meta da ADESC é buscar o reconhecimento da região como um polo do estado de Minas Gerais com identidade e demandas específicas. “Temos uma região dividida por três códigos DDD, ficamos na divisa de outras regiões e não somos reconhecidos como deveríamos. Por outro lado, sofremos os impactos da guerra fiscal com estados vizinhos, como o Espírito Santo e o Rio de Janeiro”, pontuou.
Ele valorizou a criação do Território do Caparaó pelo Governo de Minas, apesar de entender que as regiões de Viçosa e Ponte Nova têm perfil diferente.
DIRETORIA
A nova diretoria tem ainda os empresários: 1º Vice-presidente – Moisés Pêsso; 2º Vice-presidente - Mauro Heringer; Secretário - Ronald Gripp; Tesoureiro - Marcel Magalhaes; conselheiros Antonio Carlos Xavier da Gama; Rubens Emerick; Juber Pereira; Juarez Pena; Thales Hannas; José Marcelo; José Inácio; Alexandre Farati de Oliveira; Iara Cezar Siqueira e Adolpho Portes de Carvalho.
A cerimônia marcou também homenagem da ADESC à Escola Estadual Dr. Eloy Werner pela Feira de Geografia, bem como aos professores, direção e alunos participantes. O tema foi justamente o desenvolvimento e o meio ambiente.
Já o presidente André Farrath foi homenageado pela Universidade Estadual da Califórnia (Estados Unidos), através do representante Gabriel Lopes, com a outorga do título de Doutor Honoris Causa em Relações Internacionais. O empresário Itamar, de São João do Manhuaçu, também entregou uma placa de reconhecimento ao dirigente.
APOIO
A cerimônia teve a presença do Subsecretário de Estado de Trabalho e Emprego, Antônio Roberto Lambertucci que afirmou que a “ADESC pode exercer um papel imprescindível para o desenvolvimento econômico e social da região, especialmente pelo arrojado espírito empreendedor que André Farrath possui, dando dinamismo à organização e aos seus projetos”.
Também declarou seu apoio ao novo movimento, o subsecretário de Desenvolvimento Regional de Minas Gerais, Davi Costa. Ele acredita no potencial da ADESC:“que se destaca pela organização, pela representatividade, e, principalmente, pela capacidade de mobilizar a sociedade em torno de temas importantes para a região”.
O deputado estadual João Magalhães reforçou que a criação do território de desenvolvimento do Caparaó pelo Governo de Minas mostra uma mudança de postura e o reconhecimento da importância da região. “Estamos aqui para garantir nosso apoio, em nome da Assembleia de Minas, para somar as forças da presença do Estado e da iniciativa privada em projetos que favoreçam o crescimento da região”.
Em outra demonstração de força do projeto da ADESC, a reunião teve a presença do Ministro Conselheiro de Guiné (África), Abou Sylla e o adido da embaixada, Mamadou Bah.
Sylla manifestou o desejo de sucesso para o novo trabalho conduzido por André Farrath e salientou a vontade de que empresas da região firmem parcerias comerciais com a República da Guiné-Conacri.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br / Fotos Jailton Pereira