Portal Caparaó - ONG comemora o Dia do Rio Manhuaçu
Agronégocios

ONG comemora o Dia do Rio Manhuaçu

29/04/2008 - Atualizado em 01/05/2008 21h27

Uma comitiva da ONG Pró Rio Manhuaçu navegou no último domingo nas águas do rio Manhuaçu no trecho entre a ponte dos Arcos e a ponte do Engenho da Serra para comemorar o Dia do Rio Manhuaçu, 25 de abril. Outro objetivo da mobilização foi dar seqüência ao projeto de concientização sobre o lixo jogado no rio. Um passeio diferente que, possivelmente, muitos nunca imaginavam fazer, mas que deu certo: com caixas de som divulgaram a mensagem para os moradores ribeirinhos, a exemplo do dia do Voluntário 2007.

Levar às comunidades informações sobre a importância das águas foi o principal objetivo da Expedição Águas do Rio Manhuaçu. A data de encerramento foi dedicada, há dois anos, como o Dia do Rio Manhuaçu. No domingo passado, moradores da cidade de Manhuaçu e região se mobilizaram num momento de oração em favor do principal curso d’água da região.

A mobilização foi coordenada pela organização não governamental (ONG) Pró Rio Manhuaçu e teve a adesão das emissoras de rádio de Manhuaçu. Ao meio-dia, as rádios Manhuaçu AM 710, Nova FM 88,3 e Fonte de Vida e a rádio Manhumirim iniciaram o momento de reflexão e oração do Rio Manhuaçu.

A data lembra o 25 de abril de 2004 e já foi comemorada nos últimos anos. Hoje, a ONG sabe que o problema ainda é complexo e muitas ações ainda precisam mudar. Ao chamar a atenção para o problema, no dia do rio, a intenção é manter acesa a força da conscientização.

Desde 2004, a ONG foi criada com um único objetivo: conscientizar a população da necessidade de recuperar um dos rios mais importantes da região. Em todo esse período, já promoveu inúmeras mobilizações, limpeza das margens do rio e até deu um grande abraço simbólico. Mais recentemente incentivou e plantou árvores. A principal ação é justamente a questão das inundações e enchentes.

Idealizado pelos membros da organização para o Dia do Voluntariado 2007, a viagem de barco pelo rio Manhuaçu foi repetida neste domingo e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança no percurso. A ação levou a atenção das pessoas para "dentro" dos problemas do rio.

Carlos Henrique Cruz - 29/04/08 - 16:22 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.