Portal Caparaó - Outubro Rosa tem dia D em Manhuaçu
Geral

Outubro Rosa tem dia D em Manhuaçu

26/10/2015 - Atualizado em 27/10/2015 09h55

MANHUAÇU (MG) - Outubro é o mês instituído para lembrar da importância da prevenção ao câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres. Nesse sentido, o Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde, desde o princípio do mês, vem promovendo uma série de iniciativas e, neste dia 23, considerado o "Dia D", uma ação na Praça Cordovil Pinto Coelho coroa a campanha no município.

A coordenação da Atenção Primária mobilizou toda a equipe das unidades de ESF - Estratégia Saúde da Família, e no NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, para estarem no centro da cidade ao longo do dia conscientizando, alertando e esclarecendo sobre a importância da mamografia. "Não só mulheres como os homens também precisam estar conscientes para incentivarem e alertarem outras mulheres. E hoje estamos aqui na praça com esse objetivo" - explica a coordenadora da Atenção Primária, Andréia Verli. Ela ainda lembra que a ação conta com uma série de parceiros. "Temos conosco hoje o pessoal da Avon e do Boticário, que vão maquiar as mulheres, e também estão conosco a CDL e o Núcleo do Câncer" - diz.

O Dia D contra o Câncer de Mama foi aberto com uma volta de trenzinho pela cidade com a equipe. "Nós enfeitamos o trenzinho e vamos sair com nossa equipe, toda uniformizada, para chamar a atenção das pessoas. O câncer da mama é o segundo tipo de câncer que mais mata mulheres. Só vamos mudar isso com prevenção, então nós queremos realmente sensibilizar as pessoas" - defende Adriana Verli. 

Fazer o exame da mamografia, conforme explicou a coordenadora da Atenção Primária, é simples. Basta que a mulher seja assistida pelo ESF próximo da sua casa. Ela deve procurar a equipe de enfermagem para marcar uma avaliação e, em seguida, ser atendida. "É direito de toda mulher após os 40 anos de idade, e ela tem que repetir todos os anos" - conclui.

Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.