Portal Caparaó - Formatura do Curso de Promotor de Polícia Comunitária
Geral

Formatura do Curso de Promotor de Polícia Comunitária

30/04/2008 - Atualizado em 01/05/2008 08h43

Os alunos estiveram recebendo instruções com professores formados e capacitados dentro da filosofia de Polícia Comunitária, através de 40 horas-aula distribuídas em aulas nas duas cidades.

Na grade de disciplinas estão a Gestão pela Qualidade na Segurança Pública, Polícia Comunitária e Sociedade, Mobilização Social e Estruturação de CONSEP, Mediação de Conflitos, Direitos Humanos e Troca de Experiências em Polícia Comunitária.

Para consolidar a filosofia de polícia comunitária, são realizados periodicamente cursos de capacitação para a promoção da Polícia Comunitária. Na prática, muitas ações nesse sentido já são implementadas na Delegacia Regional de Manhuaçu e no 11º Batalhão de Polícia Militar. Além de mostrar os fundamentos, o curso busca apresentar experiências enfatizar a importância do contato com a comunidade ordeira na busca da resolução dos problemas sociais em conjunto.

No total são 51 novos promotores de Polícia Comunitária que estarão difundindo e praticando todos os conhecimentos adquiridos durante o curso, de forma integrada, nas suas respectivas instituições da Manhuaçu e região.

DESAFIO

Promover a paz social é o grande desafio que todas as Polícias e órgãos que compõe o Sistema de Defesa Social enfrentam. A evolução social estabelece mudanças continuas em todos os segmentos da sociedade, e as forças de segurança, que nela estão inseridas, precisam acompanhar esta evolução para que a paz e a harmonia se transformem na base da sociedade.

A filosofia de polícia comunitária representa uma grande prova desta evolução, ela tem como objetivo proporcionar conhecimentos e desenvolver as habilidades dos integrantes do Sistema de Defesa Social nas atividades preventivas, para que planejem e aprimorem o serviço de defesa social, com ênfase na resolução dos problemas locais com as lideranças comunitárias.

“Esse evento foi importante para demonstrar ao público interno das duas Corporações e à sociedade civil, como que a doutrina de polícia comunitária está sendo consolidada no meio policial”, afirma o Tenente-Coronel Geraldo Henrique Guimarães da Silva.

Carlos Henrique Cruz - 14:15 - 30/04/08 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.