RAUL SOARES (MG) - O corpo de José Maria Carvalho, de 30 anos, foi encontrado na tardedesta quarta-feira (28/10) nas águas da represa do Emboque Bicuíba, situada em Raul Soares. A vítima, que morava no distrito de Vermelho Velho, no Córrego Cachoeira Alta, estava desaparecida desde a última segunda-feira, quando houve o primeiro registro policial de desaparecimento sobre o caso.
“Nós começamos a fazer os trabalhos de levantamento, apurações e na data de hoje recebemos uma ligação informando que havia um corpo boiando nesta represa e, mediante as características, calça jeans e cinto branco, já relacionamos o caso ao registro do desaparecimento da vítima”, relatou tenente Alonso.
O irmão da vítima foi até o local e fez o reconhecimento do corpo. Em entrevista, Elenício Carvalho, contou que no domingo o irmão saiu com dois amigos, vizinhos. Na versão dos amigos, José havia sido sequestrado por ocupantes de um veículo Astra e colocado no porta-malas deste veículo. “No domingo de manhã este vizinho o chamou para sair, foram para a piscina, beberam. Ele falou que no Vermelho Velho os caras abordaram eles, armados e encapuzados, e colocaram meu irmão dentro do carro. Mas este vizinho mesmo comentou que ele estava na represa”, salientou.
Segundo a Polícia Militar, na primeira versão apresentada, os amigos chegaram a seguir os supostos sequestradores, mas o combustível acabou durante o percurso. A versão está sendo checada e há divergências. Conforme apurado, vítima e amigos teriam sido vistos em um posto de combustível abastecendo o veículo. De acordo com Tenente Alonso a versão do suposto sequestro foi apresentada por um dos amigos que possui distúrbio mental. A princípio, são duas hipóteses: afogamento ou homicídio.
Após o encontro do corpo os amigos que estavam com a vítima no domingo não foram encontrados em suas residências pelos policiais militares e são peças importantes para o caminhar da investigação. Os policiais foram informados por familiares que eles se deslocaram até municípios vizinhos e estão sendo procurados para mais esclarecimentos.
A perícia técnica da Polícia Civil acompanhou o caso. Aparentemente, o corpo não apresentava sinais de violência, porém, somente uma avaliação mais específica poderá apresentar detalhes da causa morte. Ainda de acordo com o delegado responsável pelo caso, Rodrigo Otoni, a polícia tem um suspeito, que não terá o seu nome revelado para não atrapalhar nas investigações.
As linhas de investigação estão sendo traçadas. José Maria já tinha de passagens pela polícia. “A vítima tinha passagens por vários crimes como estupro, roubo, ameaça e tem informações que chegaram para à polícia de que este cidadão estaria envolvido com o furto de gado na região. São várias situações a serem apuradas para se concluir se tem relação com o fato ocorrido hoje”, concluiu Tenente Alonso.
TV Super Canal - Caratinga