Portal Caparaó - Pai acusado de abuso sexual dos filhos é preso
Segurança

Pai acusado de abuso sexual dos filhos é preso

16/11/2015 - Atualizado em 16/11/2015 16h26

MANHUAÇU (MG) - Um homem foi preso pela Polícia Civil de Manhuaçu. Ele é acusado de abusar sexual de quatro filhos entre 8 e 14 anos. A história veio à tona agora, mas os relatos mostram que o sofrimento das crianças ocorre há alguns anos.

A Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher conseguiu prender o suspeito na quinta-feira, 12/11. Segundo a delegada Lujan Pinheiro, o pai das crianças ameaçou um profissional da área de educação, que tentava ajudar as vítimas. “O conselho tutelar recebeu a primeira informação e repassou a história de que poderiam estar sendo vítimas de abuso sexual há alguns anos. O caso foi registrado na zona rural do município. O pai, que deveria cuidar das crianças, estava abusando dos quatro filhos”, detalha.

Em função da necessidade de proteger a identidade das crianças, o nome do pai e outros detalhes da história não foram divulgados.

Segundo a delegada, ele já está preso e as crianças foram ouvidas, relatando detalhes de como os abusos começaram.

Dra. Lujan Pinheiro conta que esses casos são sempre difíceis de serem identificados. “Temos envidado todos os esforços diariamente no sentido de solucionar, com a maior celeridade e cuidado possíveis, casos assim. É um tipo de delito que merece toda atenção da força policial, do Ministério Público, da Justiça e do Conselho Tutelar. São vítimas que sofrem caladas, dentro de casa, por anos a fio, até que conseguem falar a verdade para alguém que poderá tomar providências”.

Segundo ela, por mais que a Polícia Civil faça o trabalho, sempre fica a preocupação com o futuro dessas vítimas para poder reconstruir uma vida que foi abalada por causa dos abusos.

Ela orienta que as denúncias devem ser feitas para ajudar as crianças. “É preciso acompanhar a rotina dos jovens e observar atitudes e alterações de comportamento. Temos solicitado aos profissionais das áreas de saúde e da educação que nos relatem essas diferenças de comportamento. Esses profissionais possuem a sensibilidade para entender o que acontece com as crianças, especialmente porque são ameaçadas pelos agressores. Com a cautela devida, a criança vai contar o que está acontecendo”.

Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.