MANHUAÇU (MG) - A semana em Manhuaçu começou com uma grande caminha para encerrar as ações do Novembro Azul, que objetivam promover cuidados com a saúde do homem, chamando atenção principalmente para o câncer de próstata.
Promovida pela secretaria de Saúde, por meio da coordenação de ESF – Estratégia de saúde da Família, nem a chuva por quase toda manhã na cidade, impediu as equipes de agentes comunitários de tomarem as ruas com faixas, balões azuis e apitos para chamar a atenção da população, principalmente masculina, para a necessidade de prevenir sempre. A equipe do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família também participou da ação.
O movimento, que teve a praça Cordovil Pinto Coelho como ponto de concentração e partida, seguiu rumo a praça José Adolfo Assad nas imediações do terminal rodoviário. À frente, um carro de som informava o motivo da caminhada, e os agentes distribuíam material informativo à população. Além do câncer de próstata, a ação teve como alvo o combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, febre Chikungunya e o Zica Vírus, as DST’s – Doenças Sexualmente Transmissíveis e ainda chamou a atenção para o uso consciente da água.
A coordenadora da ESF, Adriana Verli, destaca: “A importância é com certeza conscientizar todos os homens, para que procurem a unidade de saúde mais próxima de sua casa para que realizem os exames com o intuito de prevenção” – relata.
Professor de educação física do NASF, Fernando Rocha, que foi o responsável por conduzir as atividades e passar as informações sobre a ação enfatiza: “Essa é uma passeata pela vida, por uma melhor saúde de nossa cidade. Mesmo sob a chuva é bom ver que as pessoas estão empenhadas, os profissionais se dedicam e o público responde” – comemorou.
Além das equipes da saúde, a caminha contou com apoio da Polícia Militar, por meio do 11º BPM – Batalhão de Polícia Militar, que garantiram a segurança e a orientação do transito em todo trajeto.
Com informações da Sec. de Comunicação Social de Manhuaçu - contato@portalcaparao.com.br