Portal Caparaó - Bombeiros ministram curso para agentes de saúde
Geral

Bombeiros ministram curso para agentes de saúde

04/12/2015

MANHUAÇU (MG) - O departamento de Vigilância Ambiental, por meio dos agentes de combate a endemias, recebeu treinamento oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Manhuaçu. Segurança e primeiros socorros foi o tema do curso.

Todos os dias, os agentes de combate à dengue enfrentam inúmeras situações para chegar aos possíveis focos do mosquito. Muitas vezes, os locais de proliferação do Aedes Aegypti são de difícil acesso, como caixas d’água e calhas em telhados.

Foi pensando na segurança dos profissionais que a Coordenadora de Vigilância Ambiental de Manhuaçu, Emilce Estanislau Muniz, procurou o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais para realizar o treinamento. “Temos uma demanda suprimida de vistorias na cidade que nos preocupa muito. São locais elevados e de difícil acesso, onde os agentes não conseguem e nem têm autorização de chegar, por conta do risco de queda. Infelizmente, nesses locais, temos grande incidência de proliferação do mosquito da dengue. Por não ter equipe especializada para cuidar desse tipo de situação na região, estamos oferecendo, em parceria com os bombeiros, esse treinamento aos nossos agentes” – informou Emilce.

Divididos em quatro grupos, 56 agentes participaram do treinamento na sede do pelotão dos bombeiros.

A atividade foi coordenada pelo sargento Cleber e teve dois momentos: teoria e prática. “O Corpo de Bombeiros recebe várias solicitações de treinamentos, atendimento pré-hospitalar, instruções de salvamento em altura, formação de brigadas para combate a incêndio e outras ações de prevenções. No caso específico da turma da Vigilância Ambiental, estamos instruindo como agir em situações de trabalho em locais altos, para que essas pessoas tenham a mínima condição de segurança ao executarem sua atividade cotidiana” – disse Tenente Flávio, comandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Após receberem instruções de segurança, os agentes experimentaram a sensação de fazer um rapel e de preparar todo o equipamento com a precisão que é necessária para este tipo de atuação. Essa atividade foi realizada fora da sala de palestras, onde todos puderam conhecer o procedimento na prática. A Vigilância Ambiental vai fazer a aquisição de equipamentos de segurança para garantir o suporte necessário aos agentes. A execução do que foi ensinado pelos bombeiros só será autorizada a partir da chegada desses objetos.

PRIMEIROS SOCORROS

Junto ao treinamento de técnicas de acesso a locais altos, os agentes de combate à dengue tiveram noções de primeiros socorros. Essa atividade tem o objetivo de preparar os profissionais para casos de urgência. “Nossos agentes estão por todas as partes e por vezes se deparam com situações que necessitam de um primeiro socorro. Se isso acontecer, eles vão estar aptos a fazer um procedimento inicial, até a chegada de um socorro especializado. Além disso, eles serão multiplicadores dessas informações, que pode até salvar vidas” – acrescentou Emilce Estanislau.

Secretaria de Comunicação Social Manhuaçu - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.