Portal Caparaó - Emenda do deputado Padre João garante caminhão baú
Agronégocios

Emenda do deputado Padre João garante caminhão baú

04/12/2015 - Atualizado em 04/12/2015 14h10

MANHUAÇU (MG) - A agricultura familiar de Manhuaçu ganhou um belo presente neste fim de ano. Por meio de emendas parlamentares do Deputado Federal Padre João. A Prefeitura de Manhuaçu recebeu, na tarde de sábado, 28/11, um caminhão baú, que será utilizada no escoamento desta produção, que é destinada, dentre outros, à merenda escolar municipal. A entrega oficial aconteceu na sede da secretaria de Obras e contou com a presença, além do deputado e seus assessores, do prefeito Nailton Heringer e sua equipe. 

Padre João conta que o recurso somente foi possível graças a um esforço conjunto entre ele, o Governo de Manhuaçu, a comunidade do Córrego dos Diniz, por meio da ACEAS - Associação Comunitária de Estudos e Ação Social, e a COORPOL. "Primeiro é importante a organização da comunidade. Se não tivesse associação, esforço dos agricultores, nos provando a capacidade, o trabalho em equipe, na produção, no beneficiamento, isso não seria possível. E eles nos demonstraram esse gargalo na questão do escoamento da produção" - diz o parlamentar.

"Em segundo, a parceria da prefeitura, na pessoa do prefeito Nailton, de viabilizar que pudéssemos colaborar, ou seja, uma parceria para ajudar as comunidades rurais e assim elas ajudarem tanto no PA, que é o Programa de Aquisição de Alimentos, quanto no PNAE, que é o Programa Nacional de Alimentação Escolar" - prossegue Padre João. "Toda comunidade ganha, tanto eles quanto quem está na cidade também, que consome alimentos saudaveis e produzidos no próprio município. É sempre um prazer fazer parcerias como essa" - enaltece o deputado.

Para o Prefeito Nailton Heringer: "O Padre João é um parceiro, tem lutado por verbas para a Agricultura de Manhuaçu. E esse caminhão vai ser destinado para a agricultura familiar, para transportar os produtos da merenda escolar".

O prefeito explicou que essa verba foi disponibilizada em 2013 e somente agora foi possível a entrega do caminhão. Ele lamentou os processos burocráticos que muitas vezes entravam a vinda dos recursos. "Mas não desistimos. E esperamos por mais recursos, porque nós estamos ansiosos por ver a agricultura familiar de Manhuaçu vendendo cada vez mais, para que o nosso produtor rural tenha cada vez mais sustentabilidade, para manter a si e sua família em suas vocações. Queremos agradecer pelo esforço do Padre João e da nossa equipe" - finaliza o chefe do Executivo.

"É um veículo que vai contribuir em muito com toda comunidade, no desenvolvimento da nossa área agrícola, principalmente em hortifrutigranjeiros" - comemora o secretário de Agricultura, Sandro Tavares. "A Prefeitura de Manhuaçu, junto com nossos parceiros, tem estado atenta à agricultura familiar, buscando investimentos e buscando agregar valor a esse setor, por isso queremos agradecer ao deputado" - conclui Tavares.

"O caminhão com certeza vai apoiar muito a agricultura familiar na questão da comercialização, da logística e da infraestrutura" - pondera o representante da ACEAS, Flânio Alves. "Porque como os produtores não produzem grandes volumes, acaba se tornando difícil essa questão. E com um apoio desse, a gente acaba podendo produzir com mais tranquilidade porque agora temos como transportar. Vai ser de grande valia" - diz.

Com informações da Secretaria de Comunicação Social - Manhuaçu - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.