MANHUAÇU (MG) - Lionela Torres Pereira, 30 anos, vai passar o Natal com a família em Caputira. Essa jovem venceu a primeira etapa de um grande desafio: perdeu cinquenta quilos seguindo uma dieta rigorosa e recebeu alta do Hospital César Leite na última sexta-feira, 18/12. Lionela é uma exemplo de força de vontade, carisma e bom humor.
"Foi um presente de Natal", comemora ela, no entanto, a dieta vai persistir. Resistir às tentações da ceia, da virada de ano são os primeiros desafios. Lionela ainda precisa perder mais 100 quilos até o final de 2016. Sua vitória é para ser comemorada, afinal, ela foi internada em julho pesando 243 quilos e mudou de vida: reduziu para 190 sem qualquer cirurgia ou medicação.
"Eu não acreditava que chegaria a esse objetivo. Sei que ainda tem muito para conseguir, mas não esperava. Graças a Deus estou no caminho certo. Tudo na base de uma rigorosa dieta e na reeducação alimentar", comemora.
FERIMENTOS
Lionela chegou ao Hospital César Leite sem condições de andar. Por conta do peso, tinha ferimentos nas pernas e precisava de tratamento. Estava se arrastando e sofrendo demais.
De acordo com a nutricionista Paola Braga de Oliveira, depois do tratamento das feridas, a equipe do HCL conversou com Lionela e propôs um convite para que mudasse seus hábitos. "Ela foi seguindo tudo direito e chegou a perder meio quilo por dia, em determinadas fases da dieta. Foi uma mudança de vida baseada na alimentação balanceada, na força de vontade. Ela praticamente perdeu peso equivalente a uma pessoa que fez cirurgia bariátrica. Lógico que teve acompanhamento com toda a equipe apropriada e foi tendo essa dedicação de vencer. Vimos os resultados e foi empolgante", conta a nutricionista.
EMOÇÃO
A alta médica de Lionela foi motivo de muita emoção. Houve até homenagem especial dos funcionários. Ela foi surpreendida com um mural com fotos e mensagens da equipe do HCL e ganhou uma cesta de produtos especiais para ela.
"Foi perfeito tudo o que o hospital fez para mim. Eles tiveram um carinho e um amor muito grande comigo. Toda a equipe da nutrição, a psicóloga, endocrinologista, enfermagem, médicos, a equipe da cozinha, o pessoal da limpeza. Quero agradecer a todos por esse apoio. Foi muito importante para que perdesse esses quilos todos. Sem eles, não teria conseguido", agradeceu.
O Hospital César Leite se apaixonou pela história de Lionela. Foi uma lição de vida e persistência.
O desafio não terminou. Ela retornou para Caputira e vai ficar junto da família neste Natal e Ano Novo. O acompanhamento vai continuar, mas em sua casa. A meta é que continue a perda de peso. Durante os próximos doze meses, deve eliminar mais 100 quilos.
Segundo a Dra. Paola Braga, não pode ter descanso nem nas festas de fim de ano. "Estamos confiantes nela. A Lionela está muito segura e determinada. É um tipo de dieta que tem que dizer não para uma série de alimentos que estão o tempo todo na nossa frente. Ela sabe que tem que manter a alimentação, a dieta e os novos hábitos. Ela foi muito bem preparada e acreditamos nela", garante.
Lionela decidiu perder peso e não passar por cirurgia bariátrica ou tomar medicamentos. A família também foi orientada e agora o desafio será em casa. 2016 será um ano de vitórias para essa simpática moradora de Caputira.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br