MANHUAÇU (MG) - Na noite do dia 07 de janeiro, quinta-feira, a Polícia Militar apreendeu um menor infrator e prendeu um homem, ambos suspeitos de integrarem uma quadrilha que praticava roubos em um local conhecido popularmente como “Mirante”, no loteamento Cidade Nova, bairro Bom Jardim.
A Polícia foi acionada por uma vítima que relatou ter sido assaltada por três homens enquanto esperava por uma pessoa no loteamento Cidade Nova. Os homens chegaram armados com barras de ferros nas mãos e estavam com camisas amarradas na cabeça.
A vítima disse que tentou fugir dos assaltantes, mas foi agredido por eles e perseguido rua a baixo. O celular do solicitante foi levado pelos autores que retornaram a parte mais alta do loteamento.
Quando a equipe policial chegou ao local do crime constatou que o veículo da vítima, um automóvel Fiat/Uno, havia sido danificado pelos assaltantes. O solicitante não quis receber atendimento médico. Ele informou uma possível rota de fuga usada pelos infratores.
De posse das informações, uma equipe policial saiu em rastreamento e localizou três homens com barras de ferro nas mãos em uma das ruas do bairro. Um dos suspeitos jogou as barras no chão, assim que viu a PM, e os outros dois fugiram para o meio do mato.
Um dos envolvidos foi abordado e identificado com sendo menor de idade. O adolescente de 17 anos confirmou seu envolvimento no roubo que havia acabado de praticar com os outros dois indivíduos que fugiram.
O menor infrator contou que encontrou com os outros autores e que juntos foram a um bar. Enquanto bebiam eles decidiram ir até no loteamento do bairro Bom Jardim realizar um assalto. Um dos autores foi até a casa dele para pegar uma foice e as barras de ferro foram encontradas em obras do loteamento.
O infrator confirmou que ele já havia participado de pelo menos três assaltos no mesmo bairro, na companhia dos indivíduos que fugiram, usando o mesmo modo de ação criminosa, ou seja, ameaça e agressão física com foices e barras de ferro. A informação passada pelo menor infrator reforçou a suspeita de que ele e os foragidos integravam a quadrilha que estava praticando os constantes assaltos naquela área.
As equipes policiais seguiram no encalço dos outros envolvidos que fugiram. Um deles foi encontrado em uma casa em construção. Ele estava ofegante e com ainda portava uma barra de ferro nas mãos. O autor resistiu à prisão e tentou fugir, mas foi algemado e conduzido à viatura. Este autor confirmou seu envolvimento no roubo e indicou o endereço do terceiro autor. O cidadão não foi encontrado na casa dele e nem nos locais apontados como possíveis esconderijos.
Segundo relatos dos autores, eles planejaram o roubo e viram o veículo da vítima assim que chegaram ao local do crime. Depois que a vítima fugiu eles retornaram ao veículo e fizeram uma vistoria em busca de algo de valor, como não encontraram nada danificaram o carro. Em seguida eles se esconderam para aguardar a chegada de outro veículo para um novo assalto. O que eles não esperavam é que o barulho ouvido por eles fosse da viatura da PM.
De acordo com os registros da polícia, sete assaltos foram praticados no loteamento Cidade Nova entre os meses de junho e dezembro de 2015. O modo de ação dos autores e as armas utilizadas no roubo do dia 07 de janeiro se assemelham aos dos roubos anteriores.
O menor infrator e o autor preso foram levados à Delegacia, onde foram tomadas as demais medidas. Três barras de ferro foram apreendidas.
Jailton Pereira - Carlos Henrique Cruz - contato@portalcaparao.com.br