MANHUAÇU (MG) - As obras das 288 casas do programa "Minha Casa, Minha Vida" foram retomadas em Manhuaçu. Após uma paralização de quase três anos, devido à desistência da empresa que executava o projeto, o recomeço aconteceu nesta segunda-feira, 11/01.
O empreendimento, construído no antigo Clube do Sol, vai beneficiar muitas famílias cadastradas para receber um imóvel. A expectativa, a partir da retomada da obra, é que a nova empreiteira licitada consiga concluir os apartamentos em até quatorze meses. O prefeito Nailton Heringer disse que tem expectativa de que o prazo seja ainda menor. “As famílias de Manhuaçu que estão cadastradas esperam com ansiedade para ter o sonho da casa própria realizado. A projeção de entrega é de pouco mais de um ano, mas, com as bênçãos de Deus, quem sabe possamos fazer a entrega ainda esse ano” – projetou.
Para essa retomada das obras, a Secretaria de Planejamento do Governo de Manhuaçu teve muito empenho. Primeiro na regularização do terreno e depois na condução do processo licitatório que definiu junto a Caixa Econômica Federal, agente financeira do programa, a empresa que vai realizar o serviço. “Desde o momento em que a empresa anterior formalizou o abandono da obra, nós negociamos todas as formas possíveis da parte do município, para resolver esta questão. Tudo que dependia do Governo foi feito. Todo esse processo envolvia outros 'atores' e nós conseguimos envolve-los na causa e hoje colhemos os frutos desse empenho, vendo a obra sendo retomada” – comemorou Luiz Carlos Rhodes, secretário de Planejamento.
Na última semana, a equipe do Governo de Manhuaçu, liderada pelo prefeito Nailton Heringer, visitou o canteiro de obras em companhia do representante da superintendência da Caixa Econômica Federal, Cornélio Martins. “O projeto original vai ser mantido e a construtora que foi licitada pode apresentar sugestões de alguma alteração que vai ser analisada para saber se é possível e viável. Isso desde que não interfira na questão técnica do programa. Tudo que vier para melhorar e que não altere as diretrizes do programa vamos tentar fazer, para que, ainda esse ano, essas famílias contempladas estejam recendo seus imóveis” – acrescentou Cornélio.
A Solare Construtora é a empresa responsável pela execução da obra a partir desse momento. Os proprietários Marcelo Endring e Antônio Marcos Volponi visitaram o gabinete do prefeito Nailton Heringer, na manhã desta segunda-feira, 11, e informaram que depois que funcionários da empresa iniciaram o trabalho de limpeza do terreno a obra efetivamente está sendo reiniciada. Inclusive, a construtora quer contratar parte da mão de obra em Manhuaçu. Os interessados devem comparecer no Clube do Sol, onde haverá seleção para compor a equipe.
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu